Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

20/12/2019 08h27

Coluna Candeeiro: Candeeiro nos exaltados e nos rebaixados

Coluna Candeeiro: Candeeiro nos exaltados e nos rebaixados

Compartilhe
A luz do Candeeiro de 2019 está se apagando. Fininha, ela se esvai e dá lugar à chama vigorosa do lumiar de 2020, que promete um laranja forte, de estalo firme, bons movimentos, perspectivas e agitações positivas.
O 2019 se vai com os normais altos e baixos de todos os anos. Salvam-se e saem vitoriosos aqueles que conseguirem transformar em aprendizado os tombos e os contratempos e, ainda, cumprir importantes missões e administrarem com serenidade as vitórias e as angústias. Um ano tem isso tudo, claro.
O importante agora é, além de festejar, saber analisar tudo que se passou sem a euforia das paixões e das fúrias e planejar um 2020 que complete os projetos de 2019. Antes de tudo, tentar melhorar. Tentar sermos seres humanos melhores, pois sempre há espaço para melhoras internas. Tolerar mais, julgar menos, ouvir mais, falar menos, olhar mais ao redor e menos para o próprio umbigo, torcer e fazer por onde ter mais jogo aberto e menos ardil, mais união e menos projetos pessoais. Mais fé. Tudo isso já sinalizaria para um bom começo e um 2020 promissor. 
No campo político, que o Candeeiro não pode deixar de lado, já que é ano de eleições municipais, a torcida vem com a fé de que cada cidadão valorize seu sagrado voto, escolhendo seus representantes por critérios que passem por currículos, competência, história, trabalhos desenvolvidos, projetos, propostas, boa vontade, olhar coletivo e honestidade e não por trocas de favores ou benefícios, como de costume, infelizmente. Que Deus ilumine nosso povo com a força de todos os candeeiros.
Que os exaltados continuem firmes em seus propósitos e que novas vitórias os contemplem. Aos rebaixados e, porventura, humilhados, a força renovadora da resignação e a autoanálise construtiva sobre valores, prepotências desmedidas, arrogância e soberba, que sempre fazem bem, devem ser a pauta do momento. Até porque, talvez, esses sejam alguns dos motivos da queda. Para esses, o Candeeiro pode ter se apagado, mas sempre há uma pequena lanterna com pilha fraca a iluminar a todos, mesmo os que pouco significam para o todo.
Que 2020 venha iluminado! Chegue espalhando muita saúde, risos, arte, realizações, fé e esperança renovada em dias melhores. Que nosso Candeeiro ilumine só o bom estradar. E que belas canções nos embalem. 

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus