Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

13/12/2019 08h40

Expedição Piracicaba lança vídeo documentário do projeto

Expedição Piracicaba lança vídeo documentário do projeto

Compartilhe
João Monlevade – Durante reunião ordinária do CBH Piracicaba, realizada na manhã dessa quinta-feira, 12, na sede da AMEPI, em João Monlevade, aconteceu o lançamento oficial do vídeo documentário da Expedição Piracicaba – Pela Vida do Rio.
O projeto Expedição Piracicaba – Pela Vida do Rio, de cunho técnico científico e socioambiental, percorreu durante 11 dias toda a Bacia do Rio Piracicaba, cobrindo os 21 municípios que compõem a bacia, perfazendo cerca de 1.600 km – desde a nascente do Piracicaba, no complexo da Serra do Caraça em Ouro Preto até a sua foz em Ipatinga.
O documentário apresentou uma síntese dessa epopeia que envolveu 16 profissionais diretamente, registros dos principais momentos da expedição, apresentando opinião de doutores, políticos, produtores rurais, população ribeirinha, ambientalistas e historiadores, além de paisagens icônicas da bacia bem como imagens de degradação. 
Antes da exibição do documentário, o presidente do CBH Piracicaba, Flamínio Guerra, coautor do projeto, convidou o coordenador do projeto, jornalista Geraldo Magela Dindão Gonçalves, a apresentar o documentário.
Dindão, ao fazer uso da palavra, informou que o trabalho de mais de 200 horas de filmagens foi sintetizado em pouco mais de 15 minutos: “Não foi fácil comprimir tanta informação importante em tão pouco espaço, mas foi necessário para conseguirmos passar uma mensagem de urgência que o Piracicaba exige”, disse.
Na oportunidade o jornalista agradeceu o apoio da diretoria do CBH Piracicaba e dos parceiros e presenteou com camisas da expedição os diretores Ângelo Paganini, Jorge Martins Borges e Vinicius Perdigão.
 
Desdobramentos
 
O jornalista chamou a atenção também sobre o andamento dos desdobramentos do projeto, que segundo ele estaria apenas no desenvolver da segunda fase, falando sobre a revista Viva Piracicaba, as análises laboratoriais e os livros relatório técnico a serem lançados: “A Revista Viva Piracicaba deveria ter sido lançada no final de novembro, entretanto, devido ao atraso no recebimento das artes e materiais dos parceiros, em respeito aos mesmos, resolvemos aguardar até que todos tenham liberado esses materiais”, informou.
Sobre as análises Dindão disse que após a conclusão das mesmas, elas passarão por elaboração de laudos e ainda realizado os comparativos com dados anteriores, criando um considerável banco de dados sobre a situação real do Piracicaba.
Vídeo
 
O documentário arrancou aplausos chegando a emocionar alguns presentes.
O diretor Jorge Martins parabenizou o trabalho dizendo se sentir muito orgulhoso de estar apoiando o projeto.
Demais membros do comitê se manifestaram elogiando o trabalho: Henrique Savaget, da ArcelorMittal parabenizou – “Parabéns amigos, excelente trabalho. O vídeo sintetizou bem o passado, presente, futuro, comprometimento, esforço, relatos e desafios que temos. Vamos em frente!”.
Juninho Starling, representante do SindiExtra no Comitê também teceu elogios pelo esforço e empenho pelas águas: “Belo trabalhos, vocês realmente estão de parabéns pelo projeto”.
 
Presenças
 
Além dos conselheiros do CBH Piracicaba, marcaram presença os parceiros de expedição, fotografo e cinegrafista da Expedição, Sérgio Henrique Braga, o professor doutor Diego de Souza Lima, os empresários da OAK Energia, João Vitor de Carvalho e Diogo Cota.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus