Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

29/11/2019 08h43

Câmara de Monlevade condecora destaques culturais de 2019 em noite emocionante

Câmara de Monlevade condecora destaques culturais de 2019 em noite emocionante

Compartilhe
João Monlevade - A Câmara Municipal de João Monlevade realizou na noite dessa quarta-feira, 27, a a entrega da “Medalha de Honra ao Mérito Cultural Leonardo Diniz Dias”. Este ano, foram agraciados com a honraria a Banda Bonapart; o senhor José Raimundo Nonato, capitão-regente da Guarda de Congado Nossa Senhora de Santana, e o jornalista Marcelo Manuel de Melo.
A Banda Bonapart, primeira homenageada da noite, conta com menos de um ano de existência, mas já atingiram números grandiosos. Os clips das músicas autorais “Eu tô aí de bobeira” e “Pra ver se cola” já atingiram mais de 500 mil visualizações no YouTube. A banda tem se apresentado em eventos no município e na região, sendo suas músicas destaque nas rádios locais. Encabeçada pelos irmãos Mark Júnior e Max Santiago, a Bonapart conta, ainda, com o guitarrista WG e o baterista Raphael Leocádio.
Outro homenageado, o senhor José Raimundo Nonato, conhecido como Zé Congado, iniciou sua atuação no congado aos 7 anos de idade, diante de uma promessa de sua mãe, dona Alzira. De lá para cá, dedica sua vida à arte conga e foi o fundador da Guarda de Congado Nossa Senhora de Santana, no bairro Laranjeiras, em 15 de julho de 1970. Aos 81 anos de idade e casado há 54 com Ana das Graças Nonata, com quem tem 10 filhos, 39 netos e 11 bisnetos, o senhor Zé Congado é um dos representantes do Centro Comunitário do bairro Laranjeiras, com participação ativa na comunidade, e faz parte do Terço dos Homens, também na Laranjeiras. Em Monlevade, além da Guarda Nossa Senhora de Santana, são registradas como patrimônio cultural imaterial a Guarda de Marujo Nossa Senhora do Rosário e a Guarda de Congado de João Monlevade.
Por fim, foi condecorado com a medalha o jornalista Marcelo Melo. Monlevadense, nascido e criado no bairro Vila Tanque, é casado com Carla Santos e pai de Ícaro e Arthur, frutos de seu primeiro casamento. A paixão do jornalista pelas artes começou cedo, tendo como hobby escrever poesias e compor letras, chegando a participar de festivais da canção em Monlevade e Belo Horizonte. Iniciou sua atividade jornalística em 1984 como repórter do jornal A Notícia. Passou por vários órgãos da imprensa escrita e falada do município e, em 2002, após 18 anos de atuação na imprensa, integrou a primeira turma do curso de Jornalismo do então IES/FUNCEC, formando-se em 2005. Marcelo é fundador do jornal Morro do Geo, criado em fevereiro de 2001, que mistura o resgate da história da cidade e o jornalismo besteirol, com matérias altamente sátiras. Por conta do resgate histórico de Monlevade, Marcelo conta um acervo com mais de 4 mil fotografias em preto e branco que são doadas para trabalhos escolares e também para exposições diversas.
Após a entrega das medalhas, o presidente Leles Pontes (Republicanos) e o vice, Guilherme Nasser (PSDB), além do vereador Belmar Diniz (PT), parabenizaram os homenageados pelo trabalho desenvolvido e destacaram a importância e a contribuição de cada um para manter viva a cultura e o resgate histórico de Monlevade. Por fim, os homenageados agradeceram o reconhecimento e disseram que, a partir dessa honraria, se sentem comprometidos a fazer mais e melhor para a cultura local.
 
Mérito Cultural
 
A “Medalha de Honra ao Mérito Cultural Leonardo Diniz Dias” foi criada por meio da Resolução 464, de agosto de 2008, de iniciativa do então vereador Luiz Cláudio do Patrocínio, com o intuito de reconhecer o trabalho de pessoas ou grupos que tenham atuação de destaque na área cultural. A medalha leva o nome do saudoso Leonardo Diniz Dias, ex-vereador e ex-prefeito do município, por sua relevante contribuição para a cultura monlevadense.
Conforme a resolução, os homenageados foram escolhidos por meio de uma comissão especial formada por um representante da Mesa Diretora, o vereador Guilherme Nasser; a diretora presidente da Fundação Casa de Cultura, Claira Ferreira, e o editor do jornal A Notícia, Erivelton Braz, representando a imprensa local.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus