Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

29/11/2019 08h24

Presidente do CBH Piracicaba assume o CBH Doce

Presidente do CBH Piracicaba assume o CBH Doce

Compartilhe
Geral - No dia 31 de outubro de 2019, durante a 41ª Reunião Extraordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-Doce), realizada em Governador Valadares, houve eleição e posse da nova diretoria executiva do comitê para o mandato 2019-2021. Na ocasião, foi eleita, por aclamação, a chapa “Determinação, Compromisso e Transparência”, única inscrita no processo eleitoral. 
O novo corpo diretivo do CBH-Doce é composto por seis conselheiros: Flamínio Guerra Guimarães, da Prefeitura de Nova Era-MG, no cargo de presidente; Jose Carlos Loss Júnior, da Prefeitura de Colatina-ES, como vice-presidente; Felipe Benício Pedro, do Sindicato Metabase de Itabira-MG, 2º vice-presidente; Márcio Caliari, da Suzano-ES, na função de secretário; Edson Valgas, da Cenibra-MG, como secretário-adjunto; e Humberto Savelli, da Associação dos Profissionais de Engenharia e Agronomia de Governador Valadares, 2º secretário-adjunto. 
A diretoria recém-empossada possui representação paritária dos três segmentos - poder público, usuários e sociedade civil-, bem como dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, unidades federativas que compõem a bacia hidrográfica. Os componentes foram escolhidos com base na participação e engajamento no CBH-Doce, interesse e conhecimento sobre gestão das águas, visando ao aperfeiçoamento contínuo na gestão do Comitê e a evolução do sistema de gerenciamento de recursos hídricos.  
O nova gestão visa implementar com responsabilidade e eficácia as ações previstas no Plano de Aplicação Plurianual aprovado pelo Comitê, de forma a promover a melhoria da qualidade e quantidade de água na bacia, garantindo, assim, transparência, eficiência e eficácia na aplicação dos recursos oriundos da cobrança pelo uso da água na bacia. 
 
A Bacia Hidrográfica
do Rio Doce
 
A Bacia Hidrográfica do Rio Doce possui área de drenagem de 86.715 quilômetros quadrados, dos quais 86% estão no Leste mineiro e 14% no Nordeste do Espírito Santo. Em Minas é subdividida em seis Unidades de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos (UPGRHs), às quais correspondem as seguintes sub-bacias e seus respectivos Comitês de Bacia Hidrográfica (CBHs): Rio Piranga (DO1), Rio Piracicaba (DO2), Rio Santo Antônio (DO3), Rio Suaçuí (DO4), Rio Caratinga (DO5), Rio Manhuaçu (DO6). No Espírito Santo, não há subdivisões administrativas, existindo CBHs dos Guandu, Santa Joana, Santa Maria do Doce, Pontões e Lagoas do Rio Doce e Barra Seca e Foz do Rio Doce.
O Rio Doce tem extensão de 879 quilômetros.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus