Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

29/11/2019 08h21

Vereador aponta graves falhas na transferência da Policlínica para o prédio do antigo PA

Vereador aponta graves falhas na transferência da Policlínica para o prédio do antigo PA

Compartilhe
João Monlevade - Utilizando a tribuna da Câmara Municipal de João Monlevade na noite da última quarta-feira, 27, durante a reunião ordinária do Legislativo, o vereador Belmar Diniz (PT) teceu críticas à mudança da Policlínica Central para o prédio do antigo Pronto Atendimento (PA), no bairro Belmonte. A transferência do posto de saúde ocorreu no último dia 15 pela Prefeitura, que justificou a iniciativa em virtude das obras de reformas que serão realizadas no antigo prédio da Policlínica, no bairro José Elói, na região central.
De acordo com Belmar, a mudança foi feita sem se ater a alguns critérios básicos do funcionamento do posto de saúde e de ações de saúde preventiva, que eram realizados no local. Entre os problemas, o parlamentar destacou aqueles que afetam o Programa de Saúde da Família (PSF), a Estratégia de Saúde da Família (ESF), vacinações e aqueles relacionados a prontuários de pacientes. “Levaram a Policlínica para o antigo PA, mas se esqueceram de observar questões básicas. Por exemplo, o ESF ficou no José Elói, mas os registros dos pacientes, os prontuários, toda a documentação, desceu. Como os médicos irão se orientar? As vacinas também fazem parte do sistema de saúde preventiva e não devia ter descido. Ficou desorganizado. É preciso levar a saúde mais a sério em nossa cidade”, destacou.
Diniz também lembrou que ele e o colega Guilherme Nasser (PSDB) encaminharam um oficio à Secretaria Municipal de Saúde solicitando diversas informações acerca das reformas da Policlínica e da mudança para o prédio do antigo PA. “Solicitamos várias informações sobre as obras, inclusive sobre valores investidos e prazos. Esperamos receber todas as informações em breve. Tudo deve ser feito com transparência e a população precisa saber de tudo”, disse.
O líder do governo na Câmara, Sinval Jacinto Dias (PSDB), alegou que a mudança era necessária e que as reformas eram uma reivindicação antiga da população e dos profissionais de saúde. Ele também afirmou que a Policlínica no antigo PA está muito bem estruturada e tem recebido elogios dos usuários. 
 
Caixa
 
Na semana passada, o vereador Pastor Carlinhos (MDB) chamou a atenção, na tribuna do Legislativo, ao afirmar que a mudança da Policlínica se deve à venda do prédio do antigo posto de saúde, no bairro José Elói, pela Prefeitura. Segundo o edil, o governo estaria “fazendo caixa para a campanha eleitoral do ano que vem e querendo arrecadar recursos de todas as formas”. A fala de Carlinhos foi duramente criticada pelo colega Sinval Dias. 

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus