Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

22/11/2019 08h36

Festival Marmotas agita Monlevade na próxima semana

Em sua sexta edição, evento cultural traz o tema ?Santo de Casa Faz Milagres?

Compartilhe
João Monlevade - João Monlevade recebe, a partir da próxima quarta-feira, 27, a 6ª edição do Festival  Marmotas de Artes Integradas. Com o tema “Santo de Casa Faz Milagres”, o festival contará com muita música, literatura, teatro, dança, artesanato e homenagens. O evento, que é uma iniciativa do Ponto de Cultura 7Faces, surgiu em 2013 para comemorar o Dia Municipal de Cultura, celebrado em 27 de novembro em João Monlevade.
O Festival Marmotas faz parte dos calendários da Rede Brasil de Festivais Independentes e do Circuito Mineiro de Festivais e, a partir deste ano, integra também o calendário de ações do Movimento Viva Monlevade, que tem o apoio institucional da Associação Comercial, Industrial e de Prestação de Serviços de João Monlevade (Acimon). O evento também faz parte do calendário cultural da região do Médio Piracicaba, onde é o único festival a fomentar a cena independente e dar espaço para artistas autorais.
Para a atriz, produtora cultural, membro do Coletivo 7Faces e uma das idealizadoras do Festival, Carla Lisboa, o evento é uma construção coletiva e, mais uma vez, está sendo realizado de forma totalmente independente e colaborativa, com quase 100% de recursos próprios. “A proposta do festival não é apenas fortalecer a cena cultural local como ‘entretenimento’, mas, principalmente, fortalecer o mercado cultural da cidade e região, economicamente falando. Afinal, a economia criativa é a que mais cresce no país. Sabemos que não é um trabalho de resultados imediatos, do dia pra noite. Mas alguém tem que começar. Começar e continuar, insistir”, afirma Carla.
 
História
 
Já foram realizadas cinco edições do Festival Marmotas, nas quais foram realizadas 32 apresentações musicais de diversas localidades do país e, inclusive, do exterior, além de quatro espetáculos teatrais, três apresentações de dança, oito oficinas, seis palestras, quatro exibições de filmes e documentários, vários saraus e intervenções poéticas. Todas as edições foram realizadas de forma totalmente independente.
Nessa sexta edição, o tema “Santo de Casa faz Milagres” é em celebração aos 10 anos do projeto Santos de Casa, realizado em 2009 e 2010 pelas produtoras Carla Lisboa e Samira Lima, através da Fazendo Arte Produções.
Confiram a programação, que acontece em vários espaços da cidade e é 100% gratuita:
 
27 DE NOVEMBRO – QUARTA-FEIRA:
Abertura oficial – Dia Municipal de Cultura
Local: Salão de eventos do Sindicato dos Metalúrgicos de JM
Horário: 19h 
Homenagens a artistas locais e entidades que apoiam a cultura
Intervenção teatral com Isabela Marques (Cia Os Issos)
Apresentação musical com o Duo Poético Laquinho e Andréa
 
28 DE NOVEMBRO – QUINTA-FEIRA:
Sarau e Bate-Papo Literário com participação de 
escritores monlevadenses e exposição
e venda de livros.   
Apresentação musical
Local: Bar Estação 59
Horário: 19h 
 
29 DE NOVEMBRO – SEXTA-FEIRA:
Painel: Empreendedores Culturais e Criativos: Arte é um bom negócio
Local: Auditório da Acimon
Horário: 19h 
 
30 DE NOVEMBRO – SÁBADO:
Encerramento – apresentações artísticas
Local: Praça do Povo
Horário: A partir das 16h
Barracas de alimentação e artesanato da Feira da Economia Popular e Solidária
Apresentações musicais e dança: 
- Rômulo Ras
- James Jamerson
- Dança cigana com Natasha Luz
- Dan e Duca
 

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus