Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

08/11/2019 08h45

Presidente da Amepi representa Médio Piracicaba em missão de consórcios brasileiros na China

Objetivo da viagem foi estabelecer parcerias comerciais bilaterais com instituições públicas e privadas daquele país, apresentando as vantagens dos consórcios públicos dos municípios no Brasil.

Compartilhe
Brasil-China - Na conjuntura global em que estamos inseridos, há de se reconhecer que o desenvolvimento da maior nação mundial impacta nos negócios e nas relações comerciais em todo mundo, e, por consequência, na busca de oportunidades de crescimento entre os diferentes povos, a fim de se tornarem a maior economia global. Neste contexto, falamos da China, que figura entre as maiores economias mundiais e foi palco da visita do presidente Jair Bolsonaro, em sua viagem à Ásia, recentemente, e dos representantes de consórcios brasileiros, dentre eles, o prefeito da cidade de Mar de Espanha e presidente da Confederação Nacional de Consórcios Intermunicipais do Brasil(Conaci) e do Consórcio Intermunicipal de Especialidades(Ciesp), Welington Marcos Rodrigues e o prefeito de Santa Bárbara, Leris Felisberto Braga, que também preside a Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (Amepi) e o Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Médio Rio Piracicaba (Consmepi). Eles estiveram em território chinês no final de outubro.
Comitiva - Na ocasião, junto ao Presidente da Amepi e do Consmepi e ao Presidente da Confederação Nacional de Consórcios, compuseram a comitiva de viagem à China, a procuradora jurídica do Município de Mar de Espanha, Ana Cristina Mauler; e o diretor presidente da Empresa Municipal de Mar de Espanha(Empmar), o monlevadense José Firmo do Carmo Júnior, servidor de carreira de uma estatal mineira. 
As autoridades brasileiras apresentaram aos chineses os desafios e oportunidades dos pequenos e médios municípios brasileiros, em especial, dos quais lideram. Numa agenda intensa, valendo-se de diversos modais de mobilidade e acesso, a comitiva percorreu 1300 km em território chinês, por veículos, trem urbano e trem bala, tendo como principal objetivo estabelecer parcerias comerciais bilaterais com instituições públicas e privadas daquele país, apresentando as vantagens dos consórcios públicos dos municípios e da empresa pública nos arranjos jurídicos vigentes.
Roteiro - Em Pequim, centro político, cultural, educacional e capital da China, os brasileiros tiveram reuniões na maior Universidade de Tecnologia do país, a Tsinghua University, momento em que os prefeitos de Santa Bárbara e Mar de Espanha, apresentaram as características e o trabalho desenvolvido pelos consórcios por eles presididos, como se organizam e atuam, a fim promover a cooperação e o desenvolvimento das cidades. 
Assim, foram demonstrados dados, informações e serviços que abrangem os diversos municípios capazes de ofertar melhores serviços públicos para os cidadãos, com eficiência, eficácia e efetividade, principais pilares de gestão para os líderes das entidades.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus