Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

08/11/2019 08h36

Você sabe a diferença entre light e diet?

Você sabe a diferença entre light e diet?

Compartilhe
É muito comum as pessoas que iniciaram uma reeducação alimentar irem ao supermercado e comprar mil e um produtos denominados light ou diet, e acharem que estão fazendo certo e estão “arrasando”! O grande problema é que na maioria das vezes elas não sabem nem o que estão levando para casa! O que precisamos entender inicialmente são as definições do que é o que! 
 
 
Então vamos lá: 
 
Diet: São alimentos industrializados, que apresentam quantidade bem reduzida ou ausência de determinado ingrediente em sua composição (açúcares, lactose, gorduras, sódio...). Geralmente produzidos para atender um grupo de pessoas que apresenta alguma patologia/doença especifica. 
Já os produtos light: são alimentos que apresentam pelo menos 25% de redução calórica ou de determinado componente (açúcares, gorduras, sódio...) quando comparado ao produto tradicional. 
Mas vamos explicar melhor sobre isso! As pessoas se confundem, ficam perdidas ao se depararem com uma variedade de produtos na prateleira do supermercado, e ainda se frustram quando descobrem que tal produto que ela achou que era saudável, é calórico e não ajuda a emagrecer, mas, por que isso acontece?! 
A resposta é bem simples! Primeiro: nem sempre a redução de determinado ingrediente o torna saudável ou menos calórico. E já sabemos que para emagrecimento é necessário que haja déficit calórico! 
No caso dos produtos diet, alguns até podem apresentar baixas calorias, mas isso não será regra. Esses são indicados geralmente para indivíduos que necessitam eliminar determinado componente da dieta, por exemplo, os intolerantes a lactose, que escolherão produtos sem lactose na composição, logo tal alimento é um alimento diet em lactose.
Com os light é a mesma coisa, o produto pode ser light em sódio, ou seja, apresenta uma redução em relação ao tradicional na quantidade de sódio, sendo os demais ingredientes comuns em ambos. Não alterando assim a quantidade de calorias do produto.
Para as pessoas que buscam emagrecimento e optam por consumir produtos industrializados, uma boa opção são os light em gordura ou em açúcares, que consequentemente terão valor calórico reduzindo. 
O que leva muitas vezes a confusão por parte dos consumidores são os rótulos com uma poluição de informações e a falta de habilidade para interpretar o que está ali escrito. O mercado inova e lança a cada dia uma infinidade de produtos diet’s e light’s, cabe a nós consumidores, aprender a ler os rótulos e distinguir o que realmente é bom, e fazer nossas escolhas. Sempre com moderação e discernimento para os industrializados já que a base da nossa alimentação deve ser baseada em hortaliças, frutas, verduras e carnes! 

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus