Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

07/10/2019 08h12

Gestão Pública de Catas Altas é a mais eficiente entre municípios da microrregião de Itabira de acordo com IGMA

Gestão Pública de Catas Altas é a mais eficiente entre municípios da microrregião de Itabira de acordo com IGMA

Compartilhe

A gestão pública de Catas Altas é a mais eficiente dentre os 18 municípios da microrregião de Itabira, segundo o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), estruturado pelo Aquila.

Neste mês de outubro de 2019, o IGMA da cidade está em 68,05, ficando à frente de Itabira (67,24 pontos), São Gonçalo do Rio Abaixo (nota 64,33) e Santa Bárbara (pontuação de 63,11).

Quanto mais próximo de 100, mais desenvolvido é o município. Entre 65 e 80, significa que ele possui bom desempenho gerencial. Entre 50 e 65, há necessidade de melhorar algum pilar. Quando o índice é menor que 50, a situação é considerada crítica.

Em relação ao estado, Catas Altas ficou em 52º lugar (entre os 853). No Brasil, dentre os 5570, ficou na 752ª posição.

Para avaliar a Gestão Pública, o IGMA utiliza cinco pilares: eficiência fiscal e transparência; educação; saúde e bem-estar; infraestrutura e mobilidade urbana; e desenvolvimento socioeconômico e ordem pública. A soma deles forma o IGMA, que utiliza dados públicos federais e é atualizado automaticamente.

Nesses quesitos, ainda dentro da microrregião de Itabira, Catas Altas está em 3º (72,82 pontos), 13º (58,30 pontos), 2º (nota 68,50), 3º (pontuação 63,40) e 1º (77,24 pontos), respectivamente.

O setor com melhor pontuação da cidade é o desenvolvimento socioeconômico e ordem pública com nota 77,24. Esse índice elevado é resultado de várias ações que têm sido desenvolvidas pela atual Administração. A capacitação da população com cursos e oficinas gratuitas é uma delas. Em quase três anos, mais de 320 pessoas já foram preparadas, entre adolescentes, jovens, adultos e idosos.

Para manter melhorar ainda mais a gestão pública e tornar o atendimento à população mais eficiente, a Prefeitura contratou recentemente o Aquila para prestar serviços técnicos-especializados em gestão, com foco no planejamento de projetos e melhoria.

Segundo o prefeito José Alves Parreira, o trabalho vai durar 6 meses com objetivo de melhorar o aprimoramento dos resultados do município por meio da mensuração dos indicadores públicos e criação de estratégias práticas dentro de cada setor público.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus