Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

27/09/2019 09h40

João Monlevade é destaque na literatura e na música

Ádlei Carvalho lança sexto livro em São Paulo e BH, enquanto Dan e Duca são atrações na Rede Minas

Compartilhe
Geral - A cultura monlevadense há muito rompe as fronteiras do município, do estado de Minas Gerais e até do país e duas gratas e recentes notícias do setor artístico e cultural deixam a cidade ainda mais orgulhosa, nos campos da música e da literatura.
No mundo dos livros, a novidade fica por conta do lançamento do romance As nove páginas de Alberto Silva, do escritor monlevadense Ádlei Carvalho. A obra será lançada em Belo Horizonte, cidade onde Ádlei reside e trabalha há mais de vinte e cinco anos, no próximo dia 5 de outubro. Em João Monlevade, o romance será lançado no dia 19 de outubro, um sábado, às 18h, no restaurante Botti Peixadas, na avenida Castelo Branco, bairro República. O livro, publicado pela editora Coralina, do Rio Grande do Sul, também terá lançamento na terra da garoa. Em São Paulo, a obra será lançada em evento realizado no dia 2 de novembro. 
As nove páginas de Alberto Silva é o sexto livro de Ádlei e trata-se de um romance histórico, que retrata o Brasil marcado pela imigração na década de 1920, passando pelos períodos conturbados da década de 1930 e culminando no golpe militar que marcou o país nos anos 1960. O romance traz as vivências de brasileiros que foram marcados pela história do país e expõe como essa história mudou suas vidas e trajetórias, tudo marcado pela força política. 
O autor conversou com a reportagem e detalhou o processo de criação de sua nova obra. De acordo com Ádlei, no final de 2011, alguns meses após a publicação de Triângulo Vermelho, seu segundo romance, ele fui procurado por uma senhora que havia lido seu livro e gostaria de lhe contar a história do Sr. Silva, que viria a ser, mais tarde, a espinha dorsal do romance As nove páginas de Alberto Silva. O personagem principal era paraquedista da Aeronáutica quando foi preso e brutalmente torturado pela ditadura militar instaurada em 1964, até conseguir fugir e se exilar no Uruguai. “O fato é que, durante a nossa conversa, identifiquei naqueles relatos uma história muito mais ampla, inclusive, de amor. O casal havia se encontrado um dia antes do golpe civil-militar de 1964, na Central do Brasil, Rio de Janeiro. Ambos se apaixonaram, mas ele foi preso seis dias depois. O livro conta as buscas que ela empreendeu à sua procura, bem como todo o sofrimento que ele experimentou durante os anos de prisão e exílio. A meu ver, a arte nasce do incômodo. Algo tem que revolver a alma do artista, tocá-la, feri-la, às vezes, para desencadear o processo de criação. Sendo assim, só comecei a escrevê-la em 2017, talvez porque vislumbrasse uma nova ruptura do Brasil com os paradigmas democráticos. A elaboração da obra foi morosa e complicada porque demandou vasta pesquisa. Aprendi muita coisa ao longo desse processo, sobretudo no tocante aos detalhes da nossa história. Encontrei muitas matérias jornalísticas que corroboravam tudo o que me havia sido dito pelo casal Silva”, destaca Ádlei.
 
Bibliografia
 
Ádlei, que também é advogado, é autor dos livros A travessia (romance, 2008), Todas as palavras de amor (poesia, 2008), Triângulo vermelho (romance, 2011), Canção para despertar os pássaros & novos planos de voo (poesia, 2012) e Uma estrela nos olhos do menino (romance infanto-juvenil, 2018). 
O autor é filho do conhecido e respeitado professor Ademar Carvalho, diretor de instituições de ensino de João Monlevade por muitos anos e famoso pela cultura e severidade na condução da educação no município.
 
Canário voa alto
 
Outro motivo de orgulho para os monlevadenses, a dupla de músicos Dan e Duca será atração no programa Coletânea, da Rede Minas, neste sábado, 28, às 15h. O videoclipe Canário Canta, gravado recentemente pelo casal, será destaque no programa. A atração exibe uma seleção de videoclipes e traz um diálogo direto com o público jovem, apresentando um panorama atual da música e suas novas tendências, revisitando grandes bandas e artistas da história da música, com espaço para todos os ritmos.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus