Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

13/09/2019 09h06

Desfile de 7 de setembro é marcado por cores, alegria e engajamento ambiental

Desfile de 7 de setembro é marcado por cores, alegria e engajamento ambiental

Compartilhe
João Monlevade - A manhã do último sábado, dia 7 de setembro, foi de um colorido especial na região central de João Monlevade. Tudo em virtude do tradicional desfile que celebra a independência do Brasil. A avenida Getúlio Vargas recebeu, entre participantes do evento e o público que o prestigiou, cerca de dez mil pessoas, que acompanharam o belo desfile de escolas e entidades do município, cujo tema em 2019 foi “Meio Ambiente – Direito de Ter, Dever de Cuidar”. 
De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, 37 escolas e entidades participaram do desfile no sábado pela manhã, que teve início às 9h e foi encerrado por volta das 13h. O trajeto percorrido foi entre o cruzamento da avenida Getúlio Vargas com a rua Armando Batista e o encontro da avenida com a rua Luiz Prandini. 
Ainda segundo a administração, a temática escolhida teve o objetivo de conscientizar ecologicamente as crianças e suas famílias, assim como divulgar as ações de preservação junto à comunidade escolar, com cada instituição de ensino realizando sua abordagem sobre o tema, tratando dos biomas brasileiros, a diversidade da fauna e da flora e das ações de preservação do meio ambiente.
A secretária municipal de Meio Ambiente, Fernanda Ávila, destacou que o tema escolhido para o desfile de 7 de setembro neste ano em João Monlevade valorizou a questão do meio ambiente a conjugando com o nacionalismo, o que trouxe uma versão aglutinadora. “As comemorações do dia 7 de setembro aconteciam de maneira relativamente formal e espontânea e diante do cenário ambiental que vivenciamos foi essencial apresentar um desfile que contextualizasse a relação entre o homem e o meio ambiente. O desfile trouxe valores positivos e nos projetou a suplantar a ideia de um olhar diferenciado ao meio ambiente. O sentimento de orgulho, amor e devoção à pátria no envolvimento das escolas com o tema voltado às queimadas foi ímpar em quase todas as instituições”, salientou Fernanda.
Para a aluna do Centro Educacional, Lorena Lima, que participou do desfile pela segunda vez, a emoção de poder fazer parte de um evento marcante na cidade e em todo o país foi única. “Foi muito bom participar. Foi uma festa muito bonita. É importante mostrar que em nossa cidade existem muitas pessoas que valorizam a cidadania, as tradições e questões importantes, como a do Meio Ambiente. Não quero deixar de participar do desfile de 7 de setembro mais”, afirmou.
 
Campanha
 
O desfile também contou com a Campanha Monlevade Sem Fogo é Um Dever de Todos, desenvolvida pela Escola Monteiro Lobato, que possuiu um caráter de alerta para a população no período crítico de queimadas. A campanha exibiu em placas os telefones da Secretaria de Meio Ambiente para que a população denuncie os incendiários de plantão. 
A famosa Árvore Sofia Falante, que percorre as escolas e eventos da cidade ao longo do ano, também deu seu recado, reforçando que as árvores precisam ser preservadas. “Foi emocionante sentir os valores de preservação e conservação ambiental de forma diversificada e movimentada por todos, cada escola e segmento deu seu recado com um sentimento de apelo e despertar ao cuidado com o meio ambiente. O desfile agregou e consagrou de forma excepcional a questão ambiental, objetivando minimizar os impactos ambientais. Deixou um legado que a defesa do meio ambiente depende de todos nós”, destacou a secretária municipal de Meio Ambiente, Fernanda Ávila. 
 

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus