Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

23/08/2019 08h53

Rio Piracicaba se transforma no "reino" de Nossa Senhora do Rosário neste fim de semana

Rio Piracicaba se transforma no "reino" de Nossa Senhora do Rosário neste fim de semana

Compartilhe
Rio Piracicaba – Há tempos não se via um reinado tão iluminado como esse 2019 na cidade de Rio Piracicaba, cujo tema é “269 anos de Fé, Tradição e Preservação da Cultura do Congado!”,
Sem poupar esforços, os “Festeiros” Rubens Júlio e Maria das Graças Mafra trabalham para promover um reinado digno de Nossa Senhora do Rosário Mãe dos Pretos.
O “Reinado” ou “Congado”, comemorada na cidade há mais de dois séculos e meio teve início no dia 16 de agosto com o “Almoço de Reis” e a “Anunciação”, com os caixeiros avisando e convidando a cidade para o festejo.
Ainda no dia 16 foi aberta a novena que esse ano contou com a presença do Bispo Dom Marco Aurélio Gubiotti e a cada noite, após a novena, shows no adro da Igreja de Nossa Senhora do Rosário abrilhantaram a festa.
Na noite de hoje, 23, 8° dia da novena a comunidade Nossa Senhora Aparecida, do Jacuí/JM e Apostolado da Oração, serão os responsáveis com o Pe. Flávio David Motta de Nova Era celebrando.
No adro, após a novena, acontecerá a apresentação da Fundação Monique Leclerq de São Domingos do Prata com dança e orquestra jovem e show com Gabriel Santos.
 
Festa da Noite e da Bandeira no sábado
 
 No 9º dia da novena, 24 de agosto, acontece a “Festa da Noite”, quando às 18 horas a Procissão com a bandeira de Nossa Senhora sairá da residência de Sebastiana da Silveira Mendes, na rua Padre Pinto, n°10, centro (em frente o Fórum) juntamente com participação da Irmandade do Santíssimo de João Monlevade, Banda de Música Santa Cecília e Congadeiros, sendo Alferes da Bandeira Regina Elizabeth Silveira Mendes Correia.
O tema da novena desse dia é “Maria ensina-nos a participar da comunidade e a servir no amor solidário”, sendo responsável pelo dia a Pastoral Afro da Paróquia São Luiz Maria Montfort  e congadeiros, tendo como celebrante o padre Eugênio Ferreira de Lima, de Itabira .
Maurício Tizumba
 
A noite, na praça Maria do Rosário Caldeira, haverá show com Maurício Tizumba e Grupo Tambor Mineiro, artista que vem preservando e divulgando a cultura congadeira por todo o Brasil e no mundo.
Para fechar a noite de sábado a Bateria Colibri da Bio Extratus se apresenta levando alegria e ritmo aos presentes.
 
Dia da Festa
 
No domingo, 25, dia da Festa, a programação se inicia as 07:30 com a chegada e acolhida das guardas convidadas; 8:00 Café;9:00 Cortejo com Rei Rubens Júlio, saindo da residência de Maria Angélica, na rua Antônio Saturnino, n°362 e 9:30 o encontro com a Rainha Maria das Graças na rua Nossa Senhora Aparecida n° 47.
As 10:00 acontece a Missa Conga celebrada pelo Padre Marco José de Almeida – Vigário Episcopal da Região Pastoral II, em seguida cortejo até a “Barraquinha da Codorna” onde as 12:00 será servido o almoço. 
As 13:30 está programado a tradicional apresentação das Guardas na Praça Maria do Rosário Caldeira e as 16:00 uma Procissão com as Imagens de Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia e São Benedito passando pela Praça Benedito Valadares, Rua Tiradentes e Rua Marechal Teodoro até a Igreja do Rosário quando as 17:00 acontece a entrega da coroa e encerramento da Festa religiosa com participação do Pe. Arlindo Ferreira Coura.
Já na praça Maria do Rosário Caldeira, para encerrar o domingo, a banda Sambanois anima o público e após a Orquestra Big Band Funcec brinda a cidade com seus acordes.
 

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus