Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

22/08/2019 10h19

Prefeitura de Catas Altas imuniza quase dois mil animais contra raiva

Prefeitura de Catas Altas imuniza quase dois mil animais contra raiva

Compartilhe

Quase dois mil cães e gatos acima de três meses foram imunizados contra a raiva em Catas Altas entre 1º de julho e 15 de agosto.

De acordo com o balanço da Secretaria Municipal de Saúde, as doses foram aplicadas em 938 cachorros e 123 felinos, na zona urbana; e 681 cães e 192 gatos, na área rural.

Esses valores superaram a meta estabelecida para a campanha no município, chegando a 127,28% (população canina) e 153,66% (população felina).

Raiva

É uma doença mortal, causada por um vírus que caminha pelo sistema nervoso central até o cérebro, onde se aloja e se desenvolve. A transmissão ocorre através do contato direto com a saliva do animal doente por mordedura ou lambedura em pele lesada. O cão é um dos animais mais importantes na cadeia da transmissão da raiva urbana.

Os sintomas mais comuns nessa espécie são: mudança geral de comportamento; fotofobia (medo da luz procurando, desta maneira, lugares escuros); agressividade; andar cambaleante, mordendo qualquer objeto à sua frente; procura de água e alimento sem conseguir engolir devido à paralisia da mandíbula, língua e glote. A morte ocorre após o aparecimento dos sintomas, em média de 5 a 7 dias.

Em caso de mordida

Lavar imediatamente o ferimento com água e sabão e não matar o animal agressor. Caso não seja seu, procure identificar o proprietário ou mantenha-o em local seguro. Procurar o pronto-socorro para receber a medicação adequada e ser orientado quanto à doença e tratamento antirrábico, se necessário.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus