Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

09/08/2019 09h25

Minuto com a Nutri

Por onde eu começo?

Compartilhe
Olá! Me chamo Lorena Gabrielle, sou nutricionista graduada pela Universidade Federal de Ouro Preto – MG e vamos a partir de hoje, manter um bate papo quinzenalmente, com dicas, sugestões, receitas, desvendando mitos e verdades sobre nutrição e alimentação. 
Hoje muito se fala de nutrição, de alimentação saudável, mas, nem todos praticam uma alimentação realmente equilibrada, benéfica e eficiente julgando do ponto de vista da saúde.
Primeiro de tudo precisamos entender qual é a necessidade do nosso corpo. Por que precisamos nos alimentar? E por que precisamos nos alimentar bem? Isso é mais importante! 
É dos alimentos que vem a energia para que possamos nos movimentar, andar, correr, falar, fazer nossas atividades básicas, resumidamente o que comemos é nosso “combustível”, comparando a um carro que precisa entrar em movimento, nós precisamos dos alimentos para permanecer vivo. 
Comer, assim como qualquer outra função básica, dormir, ir ao banheiro, beber água, tomar banho, deve fazer parte da nossa rotina diária, e ela deve ser realizada sem estresse, sem desconforto, deve ser prazerosa, gostosa e não aterrorizante como vem sendo de uns tempos para cá! 
A maioria esmagadora das pessoas quando pensa em nutrição associa a emagrecimento e isso nem sempre acontece! Precisamos estabelecer o que desejamos para então saber para onde vamos, e então começar! 
O começo não precisa ser na segunda-feira, no dia primeiro, após aquela festa que você esta esperando, o começo pode ser hoje, pode ser agora! Inclusive deve! Comece! 
Está bom, mas, por onde eu devo começar? Comece do simples do básico, do comum! Eu tenho certeza absoluta de que se o seu objetivo é apenas se alimentar melhor, você sabe o que pode mudar ou melhorar.
Trocas simples do dia a dia, menos açúcares, menos pães, farinhas, refrigerantes e industrializados, por exemplo, já parece ser um bom começo, o famoso descascar mais e desembrulhar menos! Faca o teste! Experimente, tire um dia e observe sua alimentação, o que você come vem mais da prateleira do supermercado, embalado ou da feira e do açougue?
Passe a estabelecer refeições menores, proporcionais à fome, essa também é uma estratégia interessante, assim como aumentar a ingestão hídrica diária, o consumo de alimentos naturais, reduzir frituras, embutidos e excesso de sal, mas falaremos das diversas estratégias nutricionais num próximo dia. Vamos aos poucos! 
O que precisa ficar claro é que se o seu objetivo é mais abrangente, mais elaborado, consistente, aconselho procurar um nutricionista, ele será o único profissional que saberá exclusivamente o que será necessário para você! Muita gente não sabe, mas as quantidades são individuais, assim como cada um de nós, o que vale para você não é o mesmo que vale para seu filho ou para seu sobrinho, cada um tem uma particularidade que o profissional vai estudar e adequar para juntos chegarem e alcançarem o objetivo!
Espero que no decorrer das nossas conversas você consiga iniciar, mudar seus hábitos, praticar algo diferente, mudar sua vida! 

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus