Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

09/08/2019 09h19

O ROCK FORTE DO NEANDERTHAL

O ROCK FORTE DO NEANDERTHAL

Compartilhe
1) Como os músicos se conheceram?
Na primeira geração da banda, os músicos já se conheciam desde a infância. Quanto a formar uma banda, decidimos numa feira cultural do colégio. Na época estávamos no ginásio, numa crescente das bandas de ROCK no final dos anos 90.
Na segunda geração da banda que foi reformulada aos poucos, recomeçamos com o guitarrista e o baterista que tocaram em outras bandas desde 2002. Assim, se juntaram ao baixista em 2011 e formaram um Power Trio resgatando num estilo mais Hard Rock as raízes da banda. Daí em diante foi aprimoramento e dedicação para uma formação com 5 integrantes. Como curiosidade, temos que a entrada do vocalista aconteceu através de um concurso pelo Facebook.
2) Os músicos são de quais cidades?
Apenas o vocalista é de Ipatinga. Os demais são de  São Gonçalo do Rio Abaixo.
3) Nomes?
João Henrique - vocal; Plínio - baixo; Diego - teclados e sax; Licurgo - guitarra
Leonardo - bateria.
4) Influências musicais.
Nacional - Tianastacia, O Rappa, Barão Vermelho, Charlie Brown Jr.
Internacional - Pink Floyd, Sabbath, METALLICA, Zeppelin, Purple, Iron Maiden 
5) Diferencial da banda.
Nossa principal premissa é a valorização do Rock na sua plenitude e o diferencial da banda está em seu repertório, escolhido criteriosamente, além da fidelidade aos arranjos originais. O nosso repertório preza pela originalidade dos timbres e passagens musicais na íntegra, sejam nas versões de estúdio ou ao vivo. Temos, com isso, o objetivo de proporcionar ao nosso público a experiência mais fiel possível ao ouvir nossas interpretações dos grandes clássicos sagrados do rock. O que é hard é hard, o que é feeling é feeling, e isso é o termômetro para com nosso público. Cascateando isso temos valores fortes na banda: Rock and Roll na veia; Palavra aberta entre os músicos; Respeito aos gostos variados de cada um; Gostar do que fazemos.
6) Porquê do nome?
No início da adolescência dos integrantes, um dos colegas da banda zoava o guitarrista pois ele ficava com o pescoço curvado pra frente na hora de tocar guitarra igual ao homem das cavernas... Daí saiu NEANDERTHAL do nada rsrsr ficou o nome desde então. Atualmente acrencentamos o  HardRock no nome ficando “Neanderthal HardRock”.  
7) Covers ou autoral?
Tocamos cover basicamente. Iniciamos em 2016 um projeto pra gravar algumas músicas nossas mas paramos por falta de preparação e tempo. Além de tocar, todos temos outras trabalhos.
8) Rock velho? Garotos procuraram aprender e a tocar Rock?
Apesar do Rock nunca ter tido grande visibilidade, o que vejo é que ele está ofuscado pela astúcia de alguns escritórios musicais no Brasil que só mantém o gênero Pop/Sertanejo para as massas. Contudo, muitas bandas surgem a toda hora. Porém, só aparecem no mercado mais alternativo.
9) Cenário no Médio Piracicaba
Vemos um cenário limitado pois nos eventos públicos há muito pouco ou quase nenhum intercâmbio cultural entre as cidades e suas bandas de rock. Há também como reflexo do fato anterior, uma desaprovação para eventos de rock. Na sua grande maioria são eventos privados e privativos.
10) O que falta no Cenário do médio Piracicaba 
Tem ocorrido de alguns empresários quererem produzir bandas de rock. Às vezes não tem alinhamento dos mesmos quanto ao dia em que ocorrer em algum lugar não ocorrer no outro, o que acaba por  diluir o público e enfraquecer o movimento. Temos raras casas que tem oferecido exclusivamente o Rock. Por isso, esse alinhamento é de fundamental importância. Um outro ponto que poderia ser levado em consideração seria a criação de circuitos como os que ocorrem nos grandes centros envolvendo as bandas de ROCK do Médio Piracicaba.
11) Sede da banda
São Gonçalo do Rio Abaixo. São Gonçalo é uma cidade que transpira música! Praticamente em toda casa há alguém que toca algum instrumento. Na Neanderthal, além dos irmãos Licurgo e Plínio, respectivamente guitarrista e baixista, ambos da Família Rodrigues, há também o tecladista Diego, cuja família Santos está há mais de 20 anos a frente da Banda Santa Cecília, sendo o próprio Diego regente da banda há 6 anos.
12) Contatos
facebook.com/neanderthalhardrock/ 
instagram.com/neanderthalhardrock/
Zap: 31 99176-2851 ou 31 99219-7232
13) Para o futuro....
Gravar as músicas que estão engavetadas.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus