Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

02/08/2019 09h01

Time de voleibol de Caxambu supera desafios e é destaque na Rede Globo

Equipe venceu etapa regional do JEMG e disputa a estadual em Uberlândia

Compartilhe
Rio Piracicaba - “Essas meninas merecem muito essa conquista. Elas treinam no ‘terrão’ e, muitas vezes, até descalças”. Essas foram as palavras mais marcantes proferidas em uma extensa reportagem produzida pelo noticiário MG1, da Rede Globo Minas, dias atrás, que tratava dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) de 2019 e, mais precisamente, da conquista de mais uma medalha de ouro da Escola Municipal Bernardo Ferreira Guimarães, localizada no distrito de Padre Pinto, mais conhecido como Caxambu, pertencente ao município de Rio Piracicaba.
As palavras são do treinador Sérgio Souza Pio, carinhosamente chamado no distrito de “Gica”, técnico do time feminino de voleibol do Módulo 1 da escola, de alunas atletas com idade entre 12 e 14 anos, que foi campeão da Etapa Regional Vale do Aço do JEMG 2019, representando Rio Piracicaba, em jogos realizados na cidade de Governador Valadares. Com a conquista, a equipe se classificou para disputar a Etapa Estadual dos jogos, realizada em Uberlândia entre os dias 29 de julho e 3 de agosto. 
O desabafo do treinador retrata bem as dificuldades enfrentadas pelas alunas e atletas da Escola Municipal Bernardo Ferreira Guimarães, que lutaram contra todas as adversidades para, com muita garra, persistência e competência, vencer os jogos e ser tema de uma matéria no telejornal de uma das maiores emissoras do planeta, numa reportagem de aproximadamente dez minutos. “Acho que nem mesmo Atlético e Cruzeiro, os dois grandes clubes de futebol do estado, tiveram um espaço tão grande no telejornal nos últimos tempos. O reconhecimento nos deixou muito felizes e realizados”, destacou Sérgio.
 
Projeto Aluno-Atleta
 
A escola Bernardo Guimarães conta com apenas 170 alunos, porém, um projeto esportivo muito bem executado, que teve início em 2009, denominado Projeto Aluno-Atleta da Bernardo, mudou definitivamente a história da escola e de seus alunos, professores e funcionários. 
Desenvolvido pela equipe pedagógica da instituição de ensino, o objetivo do projeto era atender os alunos fora do horário de aula, além de contemplar várias modalidades. De acordo com a diretora da escola, Milene Aparecida Moreira, o projeto foi de grande importância para que grandes obstáculos fossem superados, o que valoriza ainda mais a conquista das meninas do voleibol. “A escola ainda não possui uma quadra própria e sempre usávamos a quadra municipal, que está fechada para reformas, sendo assim, o único local para treinar é um campo de terra no fundo da escola, que não possui as medidas adequadas de uma quadra e não tem a mesma estrutura”, afirmou Milena, que também acrescentou na conquista a dedicação das meninas e a competência do treinador Sérgio Pio. “Ele faz um trabalho brilhante. O time teve várias mudanças e ele conseguiu transformar jogadoras reservas em titulares campeãs, extraindo o melhor das alunas-atletas”, disse.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus