Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

26/07/2019 09h26

As oportunidades estão nos problemas

As oportunidades estão nos problemas

Compartilhe
Geralmente quando se trata de negócios a primeira reflexão é que para ter sucesso uma empresa precisa evitar os problemas, mas no Varejo 4.0 esta lógica muitas vezes se inverte. E a tacada certeira pode estar justamente em procurar problemas.
Para ficar em apenas um exemplo, vou citar um princípio que compõe a visão do Rappi, o delivery de tudo – aplicativo que propõe atender os pedidos mais diversos dos seus usuários, que podem variar desde a entrega de produtos até a prestação de serviços pouco comuns.
Na gama de produtos estão farmacêuticos, delivery, supermercados, peças automotivas, papelaria e tudo o mais que for necessário. Mas há também o “help” para quem precisa entregar uma chave esquecida a outra pessoa que foi ao trabalho e deixou o objeto em casa, como relatado em palestra que assisti com os diretores do aplicativo.
Quanto aos serviços, vão desde ir a uma festa de aniversário parabenizar alguém a atuar como goleiro – posição que sempre fica em aberto – em peladas pelos campos e quadras por aí nas cidades onde o Rappi atua.
A principal motivação para um leque tão diverso de atendimentos é a obstinação do Rappi em procurar problemas. E logo em seguida solucioná-los em forma de serviços.
Claro que olhando de forma rasa as experiências reais citadas acima com os Rappi – como são chamados os prestadores de serviços do aplicativo – parecem muito distantes e não aplicáveis na maioria dos negócios do Varejo.
Mas não se trata de copiar literalmente os serviços e sim de observar o que move a existência deles.
Toda a prestação de serviços tem o princípio de que se existem demandas há mercado e solucioná-las está claramente relacionado com criar experiências diferenciadas, ainda que inusitadas, para os seus usuários.
E é nestes dois pontos que qualquer empreendimento pode e deve se embasar no relacionamento com o cliente em tempos de Varejo 4.0. Visualize o problema e faça do seu negócio a solução. É isto o que o consumidor espera em qualquer situação em que recorre a uma empresa.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus