Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

17/06/2019 22h26

Nova audiência com a Vale será nesta terça

Na 10ª audiência de conciliação após tragédia, foco ainda deve ser captação de água em BH

Compartilhe

Pela décima vez desde o rompimento das barragens da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, representantes da Vale S/A e de instituições do sistema de Justiça se encontram nesta terça-feira, dia 18 de junho, às 14h, em audiência de conciliação na 6ª Vara da Fazenda Pública Estadual e Autarquias.

Sob a presidência do juiz Elton Pupo Nogueira, devem ser discutidas questões sobre o novo sistema de captação de água para evitar o desabastecimento na capital mineira. A Vale ficou de entregar cronogramas de construção da obra e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) vai apresentar relatórios para comprovar a quantidade da água nos reservatórios, demonstrando o que deve ser feito para evitar a falta de água na região metropolitana.

Na audiência, deve também ser apresentado o nome da instituição eleita para atuar como assessora técnica em favor dos moradores atingidos em Mário Campos, São Joaquim de Bicas, Betim, Igarapé e Juatuba.

A mineradora vai se manifestar oficialmente também sobre as dívidas de produtores rurais adquiridas com instituições financeiras após o desastre em Brumadinho. A intenção é que a empresa assuma a responsabilidade sobre a quitação dessas dívidas.

O Poder Judiciário, o Ministério Público e a Defensoria, especialmente nesse processo de antecipação de tutela movido contra a Vale, têm realizado diversos acordos para reparar os danos causados pelo rompimento da barragem.

A audiência será realizada na Unidade Raja do Fórum, localizada na av. Raja Gabaglia, 1.753, Bairro Luxemburgo.

Processo n. 5010709-36.2019.8.13.0024.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus