Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

17/06/2019 22h20

O rio e eu

Compartilhe

O rio e eu

A minha relação com o Piracicaba pode se dizer ser umbilical – nasci praticamente a 20 metros de suas margens, no bairro Amazonas (mais um rio aí – o maior de todos), em João Monlevade.

Com apenas um ano de idade fui morar em Rio Piracicaba, cidade homônima ao rio e em um bairro cujo nome é “Praia”, devido a esse ter sido, em tempos remotos, uma grande praia formada pelas águas do então caudaloso Piracicaba.

A infância toda foi praticamente junto ao rio, mesmo porque o campinho de futebol, que é parte da vida de praticamente todo brasileiro, era do lado do Piracicaba, o que por um lado propiciou também a prática de outro esporte – natação.

Sim, eu e meus amigos daquela época – amizades cultivadas até hoje -  aprendemos a nadar no Piracicaba, pulando de uma galha de um ingazeiro – aquecia no futebol e refrescava no rio.

Além disso, tudo era junto ao Piracicaba – as duas escolas que frequentei eram praticamente juntas ao rio – sendo que o pátio do Grupo Escolar José Joaquim da Rocha terminava no rio.

A minha relação era tão próxima que em uma ocasião, na pré-adolescência,  quase fui levado por suas águas – em um marcante episódio de afogamento na então famosa Praia do Funil – fui pego por esse movimento das águas que formam um redemoinho – mas o Piracicaba me devolveu.

E a vida continuou – fui testemunha de sua fúria em várias enchentes marcantes – que mantinha o tabu dos nove - 1969, 1979, 1989 e 2009, apesar de que houve uma grande também em 2007 e a última em 2011. Por ironia, em 1999, diante dos três noves sequenciais, quando todos esperavam uma grande cheia – o Piracicaba surpreendeu e se manteve calmo.

O Piracicaba fez parte inclusive da nossa folia de carnaval, quando nosso bloco – Da Lazinha, por tradição, ao atravessar a ponte do centro da cidade – durante o desfile carnavalesco – abandonava o cortejo e todos pulavam em suas águas – uma altura de uns oito metros – loucura de juventude.

O tempo passa – as circunstâncias mudam, mas a ligação se mantêm – e com essa relação tão próxima, após sair da cidade de Rio Piracicaba para estudos, trabalho, retorno e entre uma atividade e outra – ouvindo já o rio sussurrar por ajuda – em 1992 participamos do projeto S.O.S Piracicaba, do conterrâneo Edmar Batista (in memória), projeto esse abraçado pela então Samitri, onde se iniciou a recuperação da mata ciliar na área urbana.

Dois anos depois crio o jornal Tribuna de Rio Piracicaba – e inicio uma campanha ferrenha cobrando da Vale (solicitação atendida em partes) a recuperação da mata ciliar do lado direito do rio bem como ao longo de sua ferrovia – que em grande parte segue o curso do Piracicaba.

Logo no início da circulação do Tribuna, conheço o engenheiro Paulo Maciel, quando em 1994 desenvolvia o estudo de enquadramento das águas da Bacia do Piracicaba pela Feam – trabalho que tive o prazer de contribuir.

Ainda em 1994 o Tribuna lançou uma campanha contra os lixões das cidades no entorno do rio – que culminou com a criação do primeiro Consórcio Público intermunicipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Minas Gerais – tive a honra de participar da primeira reunião para criação desse projeto – na Amepi, com os prefeitos Wilber José de Bela Vista, Antônio Cota de Rio Piracicaba e Germin Loureiro – O Bio, de João Monlevade. Esse projeto veio a sair do papel na administração Carlos Moreira, então prefeito de João Monlevade.

Entre inúmeras atividades sempre com foco na vida do Piracicaba, em 1999 participo ativamente em apoio ao Trabalho da Expedição Piracicaba – 300 Anos Depois, do engenheiro ambiental Cláudio Bueno Guerra – que por termos uma afinidade comum pelo rio, nasce uma grande amizade e a partir daí a Bacia do Piracicaba passa ser o foco total das atenções, com 20 anos de trabalho em sua causa completados nesse 2019.

Blindemos essa data com a Expedição Piracicaba – Pela Vida do Rio.

 

  • Geraldo Magela Gonçalves – Dindão – Editor do Tribuna do Piracicaba – A Voz do Rio, idealizador e Coordenador da Expedição Piracicaba Pela Vida do Rio.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus