Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

10/05/2019 08h39

Você já "deu um Google?" Seu cliente certamente sim.

Você já "deu um Google?" Seu cliente certamente sim.

Compartilhe

Lembre-se de um momento em que você precisou realizar uma pesquisa sobre um produto, um endereço de uma loja ou até mesmo o contato de um estabelecimento. A primeira coisa que vem à cabeça como solução é uma palavra: Google.

Com certeza, é inevitável recorrer ao oráculo da atualidade. E por isto figurar nas pesquisas do Google é uma necessidade cada vez mais evidente para qualquer negócio que busque visibilidade entre os seus clientes.

Há muito tempo, o buscador, que é o principal do mundo, se tornou a referência dos consumidores para pesquisar sobre qualquer assunto.

Não é exagero dizer que a maioria das jornadas de compra do varejo começa com uma busca no site do Google, independentemente se a conversão vai ocorrer em uma loja física ou no e-commerce. As buscas podem ser por informações de localização ou contato, mas também ocorrem para comparação de preços em um site ou diretamente nos anúncios veiculados na plataforma.

Como o principal motivo para o Google ser esta referência é o fato de reunir toda a informação de que as pessoas necessitam, a plataforma oferece ferramentas para que tudo o que é buscado esteja disponível da forma mais detalhada e organizada possível.

O Google Meu Negócio é um dos recursos a que qualquer empresa tem acesso gratuito para qualificar sua presença no buscador. Com ele, sem ter que pagar pela utilização, lojistas podem conectar seus negócios com os consumidores e aproveitar situações em que são realizadas buscas.

Acessando no computador ou pelo aplicativo disponível na Play Store, basta criar um perfil e configurar com o conteúdo referente ao empreendimento, incluindo fotos e administrando suas informações comerciais disponíveis no Google. Também é possível criar promoções ou eventos.

O perfil da empresa no Google Meu Negócio será exibido quando as pessoas procurarem diretamente por ela ou buscarem por empreendimentos semelhantes na Pesquisa Google ou no Google Maps.

Fácil utilização

O uso da ferramenta é simples e intuitivo e sua efetividade depende da dedicação do usuário para organizar as informações e administrar o relacionamento com seus clientes.

O app do Google Meu Negócio para celulares proporciona uma experiência ainda melhor de utilização em relação ao computador, com recursos avançados que permitem:

. Adicionar e editar novos dados da empresa diretamente no editor de perfil;

. Fazer fotos e ajustá-las com vários filtros;

. Criar postagens para novas ofertas, atualizações e eventos;

. Visualizar quem está interagindo com o perfil do seu negócio e manter os contatos na guia "Clientes", onde é possível responder às avaliações, trocar mensagens diretamente com os clientes e ver quem segue sua empresa.

O Google Meu Negócio é mais que um mero expositor estático e pode se tornar uma ferramenta de comunicação importante para a empresa.

Por este canal, o cliente pode entrar em contato com uma mensagem de texto, reservar um serviço ou opinar no perfil da empresa. Além disto, quando um cliente se conecta à empresa com alguma interação o Google notifica o dono do estabelecimento.

Toda movimentação gera dados que podem ser analisados, como o número de pessoas que encontraram o perfil.

Também é possível saber como os clientes interagem com o perfil da sua empresa e de onde eles vêm, o que possibilita segmentar melhor o público e alcançar novos consumidores em potencial.

Outro recurso interessante é o gráfico que demonstra quais fotos chamam mais atenção e possibilita comparar seu desempenho com o de empresas semelhantes.

A ferramenta Google Meu Negócio não substitui um site institucional ou um e-commerce, mas funciona como um recurso complementar e melhora a identidade on-line da empresa. 

E mesmo que o seu negócio funcione em casa ou tenha um perfil de atendimento restrito ao ambiente web é possível criar um perfil no Google Meu Negócio, porque a ferramenta permite optar por não exibir um endereço físico.

Acesse o Google Meu Negócio e conecte sua empresa com os consumidores que navegam pelas buscas on-line, mesmo que sua intenção seja levá-los para sua loja física.

Emerson Duarte é jornalista, especialista em marketing digital e e-commerce, palestrante, diretor de marketing da EMC Sistemas e autor do livro Ecossistema de Vendas.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus