Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

26/04/2019 09h14

Câmara debate impactos de rompimento de barragens

Compartilhe

Acontece na tarde desta sexta-feira, a partir das 14 horas, no plenário da Câmara Municipal, uma Reunião Pública quando será levado ao debate o risco que a cidade de João Monlevade corre com um provável rompimento de barragens de mineração existentes na região.

A iniciativa do evento é do mandato do vereador Gentil Bicalho e conta com a presença da Deputada Estadual Beatriz Cerqueira - Bia, Membro da CPI das Mineradoras na ALMG.

Apesar de não existir nenhuma barragem de rejeito de mineração dentro do território do município, por esses fazer parte da bacia do Piracicaba, ele não está salvo dos impactos, pelo contrário, teria praticamente todo o abastecimento de água do município comprometido como por exemplo, com o rompimento da barragem Sul Superior, que se encontra em iminência de colapso, em Barão de Cocais.

No caso de rompimento dessa barragem, em menos de 24 horas a contaminação atingiria o ponto de captação de água do DAE que é feito no rio Santa Bárbara.

A reunião pública conta com a parceria da Cáritas Diocesana/Comissão de Meio Ambiente da Diocese de Itabira – Cel. Fabriciano, do SindUte, do Sindicato dos Metalúrgicos de João Monlevade, do Sintramon, das Paróquias  de João Monlevade e do Movimento de Moradias.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus