Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

23/03/2019 09h24

Alarmes soaram acidentalmente na mina de Brucutu e levando caos a São Gonçalo

Compartilhe

Enquanto as sirenes alertavam para o risco real de rompimento .da barragem Sul Superior da mina Gongo Soco, em Barão de Cocais, alarmes também soaram na Mina de Brucutu, em São Gonçalo do Rio Abaixo, a maior de Minas Gerais.

As sirenes tocaram nas comunidades próximas à barragem Sul de Brucutu. O acionamento delas causou pânico e correria na cidade. Moradores evacuaram diversas residências e segundo relatos, alguns acidentes como colisão de veículos foram verificados.

No entanto, segundo informou a Vale, as sirenes teriam sido acionadas de forma equivocada e a mina de Brucutu segue sem problemas.

Para levar tranquilidade à população o prefeito Antônio Carlos Noronha Bicalho, usou as Redes Sociais e disparou um áudio no WhatsApp, confirmou o equívoco. “Conversei com o diretor da mina de Brucutu dizendo que a barragem sul de Gongo Soco mudou de nível e teve que acionar a sirene. Mas, ainda não se sabe a causa que fez tocar as sirenes na nossa cidade, pode ter sido um engano”.

Posteriormente, por meio de nota, a Vale também esclareceu o equívoco. No texto, a mineradora aponta que “foi um erro técnico e não há situação de emergência nessa localidade e nem necessidade de que as comunidades da região sejam evacuadas. Assim que a situação foi identificada, a correção foi imediatamente feita pela área técnica. (…) não houve alteração no nível de segurança da barragem e os moradores de São Gonçalo do Rio Abaixo podem manter a tranquilidade”.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus