Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

22/03/2019 07h38

Justiça libera Brucutu e operações em Alegria são interrompidas

Segundo a mineradora, laudos sobre a estabilidade da represa, que fica ao lado do rio Piracicaba, foram inconclusivos.

Compartilhe

Geral -A mineradora Vale interrompeu, temporariamente, as operações na Mina de Alegria, em Mariana, no mesmo dia em que o governo de Minas informou que “está providenciando a devolução” à empresa do certificado de operação da importante mina de Brucutu, principal ativo da empresa no estado, após a Justiça autorizar na véspera a retomada das atividades.

Segundo a empresa, o motivo para paralização de Alegria, são de que análises preliminares sobre a estabilidade da estrutura alcançaram resultados inconclusivos, o que não permite garantir a sua segurança. Contudo, ainda conforme a empresa, as condições são estáveis. A informação foi veiculada por meio de comunicado publicado no próprio site da companhia.

De acordo com a Vale, os estudos serão aprofundados para se chegar a uma conclusão. Caso haja garantia da segurança, os trabalhos no local serão retomados. Segundo a empresa, o impacto da suspensão na produção é de, aproximadamente, 10 milhões de toneladas ao ano.

A empresa não soube informar quantos trabalhadores foram impactados pela medida, bem como a quantidade de rejeitos que seria despejada em caso de rompimento da estrutura em questão. Certo é que o rio Piracicaba, que deságua no Rio Doce entre as cidades de Timóteo e Ipatinga (Vale do Aço), corre bem ao meio da mina, tendo barragens a poucos metros de seu leito.

Brucutu liberada

A mina de Brucutu foi liberada pela justiça nessa quarta-feira. Ela representa capacidade de produção de 30 milhões de toneladas de minério de ferro ao ano e havia sido paralisada no início de fevereiro, devido a uma ação movida pelo Ministério Público de Minas Gerais

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) de Minas Gerais, porém, não deu um prazo para a Vale receber a documentação que permite retomar as operações.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus