Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

28/01/2019 17h02

Barragens de rejeito: Câmara mobiliza autoridades buscando segurança para cidade

Compartilhe

A Câmara Municipal de Rio Piracicaba, através de seu presidente, vereador Tayrone Guimarães, diante mais uma tragédia ocorrida no estado com o rompimento de barragem de rejeitos de minério da empresa Vale em Brumadinho, visto que Rio Piracicaba se encontra a mercê de estruturas semelhantes, da mesma empresa, tomou a iniciativa de convidar o presidente do Condec e do Codema, Augusto Henrique Silva, e ainda o secretário municipal de meio ambiente para buscar informações sobre procedimentos que o executivo estaria tomando frente a gravidade da situação.

Segundo Tayrone, a mobilização das autoridades do município se faz necessária já que até a presente data não foi concluído o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração, de responsabilidade da Vale, apesar de o mesma ter sido iniciado sua implantação há 3 anos.

Durante a reunião Tayrone disse estar atento às reivindicações da população: “A população a cada dia se mostra mais apreensiva diante o risco eminente, com as tragédias de Mariana e agora de Brumadinho começa a cobrar, com mais rigor, das autoridades um posicionamento mais firme frente a situação”, informou o presidente.

Após se reunir com representantes das instituições competentes, o presidente Tayrone Guimarães solicitou à secretaria da Casa Legislativa que formalizasse o MPMG para que o mesmo interceda junto aos órgãos competentes objetivando a paralização imediata de qualquer intervenção nas estruturas das barragens, especialmente a Barragem do Diogo – que se encontra em fase de alteamento, até que se conclua totalmente a implantação do PAEBM.

Tayrone solicita ainda que seja apresentada à população garantias da estabilidade dessas barragens, promovendo, se for o caso, uma audiência pública para que seja transferido o direito à população de escolher sobre seu destino.

Na rádio 

No sábado o presidente Tayrone Guimarães participou no Programa do Ramon juntamente com o vice-prefeito Sebastião Torres Bueno e o jornalista Geraldo Magela Dindão Gonçalves. 

Durante o programa eles trataram do tema "Segurança de barragens", conclamando a população a participar das discuções.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus