Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

11/01/2019 09h59

Expedição Pela Vida Do Rio "1ª Descida No Piracicaba"

Em comemoração aos 20 anos da Expedição Piracicaba 300 Anos Depois, jornal promove ação com objetivo de identificar as mudanças ao longo desse período

Compartilhe

Bacia do Piracicaba –Em 1999 o engenheiro e consultor ambiental Cláudio Bueno Guerra promoveu um feito inédito na Bacia do Piracicaba, realizando a Expedição Piracicaba – 300 Anos Depois, fazendo uma relação sobre os 300 anos de ocupação da região que engloba 21 municípios – De Ouro Preto à Ipatinga.

Agora, em 2019, 20 anos após essa realização, o jornal Tribuna do Piracicaba - A Voz do Rio, com apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba, realizará na Semana Nacional do Meio Ambiente de 2019, no período de 24 de maio a 04 de junho, a “Expedição Pela Vida Do Rio - 1ª Descida No Piracicaba”, que percorrerá o rio com equipes de água em caiaques e equipes de terra, da nascente em Ouro Preto até sua foz em Ipatinga.

A iniciativa tem o objetivo de mobilizar as cidades da bacia em prol da revitalização do Piracicaba e colher dados para fazer um comparativo com alguns parâmetros levantados pela “Expedição Piracicaba - 300 Anos Depois” e demonstrar que a situação da qualidade e quantidade das águas está cada vez mais ameaçada por ações antrópicas, advindas da ocupação desordenada, da mineração, monoculturas e outras atividades que colocam em risco a segurança hídrica da sua bacia, bem como a vitalidade de seu depositário, Rio Doce, que nunca precisou tanto de uma boa contribuição.

O trecho de abrangência da ação, além de focar no rio em si, cobrirá também uma região que é caraterizada por ser uma zona de recarga fluvial fundamental para o Piracicaba e abriga significativos aquíferos que contribuem diretamente para a manutenção do ciclo hídrico da região, como a RPPN Caraça e o recém-criado Parque Nacional Serra do Gandarela.

A Expedição acontecerá entre a última semana de maio e a primeira semana de junho, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Serão visitadas todas as cidades que compõem a bacia e como resultado da expedição serão produzidos filmes, revistas, livro-relatório e acontecerão exposições de imagens coletadas durante a descida.

Os trabalhos tiveram início em 2018 e continuam com envolvimento dos Governos Federal, Estadual e municipais, além de universidades, empresas e entidades comprometidas com o meio ambiente e a vida.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus