Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

14/12/2018 09h43

Secretaria de Meio Ambiente promove plantio de árvores

Secretaria de Meio Ambiente promove plantio de árvores

Compartilhe

Rio Piracicaba -Alunos da Escola Municipal Murilo Garcia Moreira participaram na tarde desta quarta-feira, 12, de uma ação ecológica desenvolvida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura de Rio Piracicaba.

Os alunos plantaram 58 mudas de ipês, nas variedades Rosa e Amarelo, ao longo da Rua Vicente Ferreira Guimarães, estrada que dá acesso ao Bairro São Sebastião (Estiva), partindo do viaduto até o Mirante de São Miguel.

A atividade, que é parte do Projeto “Plantando o Futuro”, além de criar uma consciência ecológica nas crianças, formará em futuro próximo, uma alameda que, além de embelezar a via, promoverá um sombreamento no local, tornando o ambiente mais agradável aos transeuntes.

Sob orientação do Secretário Municipal, Augusto Henrique da Silva e da estagiária ambiental, Daiana Mendes os alunos receberam de forma lúdica as primeiras noções sobre plantio e recordaram temas ambientais visto em sala de aula: “Os próprios alunos criaram regadores com garrafas pet´s com tampas furadas”, desta o secretário.

O secretário lembra também que para o projeto obter sucesso será imprescindível o envolvimento dos cidadãos: “É muito importante que cada cidadão participe, cuidando para que não haja depredação e denunciando maus tratos às mudas”, comenta.

Plantando o Futuro

O Projeto Plantando o Futuro foi precedido de uma série de atividades executadas nas escolas municipais, no segundo semestre deste ano, dentro do programa de educação ambiental municipal. O trabalho pedagógico abordou temas ambientais voltados para uma melhor compreensão da importância da árvore, formação de florestas, cuidados com a água e descarte correto de resíduos. Também foi trabalhado os diferentes tipos de solo, com ênfase naquele de maior predominância na cidade.

De acordo com Augusto a escolha da Rua Vicente Ferreira Guimarães foi por se tratar de um longo trecho de estrada que liga o Bairro Estiva ao Centro sem que haja qualquer tipo de sombra, então seu primeiro critério foi o bem-estar dos moradores. Na sequência o secretário destaca a existência do mirante, lugar onde os visitantes costumam ir para ter uma visão panorâmica da cidade.

Formado também em paisagismo, Augusto não deixa de imaginar como ficará a rua quando os ipês estiverem adultos e em pleno período de floração. “Será uma linda visão tanto de longe quando olharmos em direção à Estiva, quanto para quem estiver na rua passando pelos ipês e mais ainda para quem estiver no mirante. Será uma explosão de cores”.

Compensação ambiental

Todas as mudas plantadas são resultado de outra ação da secretaria. Trata-se da compensação ambiental pelo corte de árvores. Segundo uma deliberação do CODEMA, do qual Augusto é presidente, para cada árvore que a secretaria autoriza o corte é necessário a entrega de três mudas de árvores, nativa ou frutífera, à escolha da pessoa.

 

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus