Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

14/12/2018 09h37

Comunidades transformando a realidade

Comunidades transformando a realidade

Compartilhe

É incrível o que uma comunidade pode conseguir quando se une por um ideal.

O caso que aconteceu no distrito de Fonseca, município de Alvinópolis ilustra isso.

Trata-se de um lugar que já deveria ter virado cidade há muito tempo, mas por aspectos não muito bem explicados não virou, enquanto localidades com populações bem menores conseguiram.

O distrito sempre foi meio abandonado, mas sempre lembrado na época eleitoral.

Pois bem. Há alguns meses criamos o grupo PENSANDO FONSECA e começamos um trabalho de levantar a bola do lugar e mostrar o que tinha de bom. Foi quando nos foi enviada uma foto daquelas de cortar o coração, mostrando o estado da creche do distrito. Me deu vontade de chorar.

A fotografia mostrava um prédio muito feio, com as paredes descascadas, parecendo cenário de guerra. 

Ficamos com aquele negócio na cabeça e passamos a imaginar maneiras de ajudar.

Procuramos a coordenadora Janira e começamos a pensar num jeito para, pelo menos pintar a frente do prédio, pra dar um pouco de alegria as crianças e pessoas que lá trabalhavam.

Criamos o grupo AMIGOS DA CRECHE no face. Através do grupo começamos a juntar pessoas pra pensar maneiras de viabilizar a reforma. Começamos a postar provocações pra ver se sensibilizávamos o povo. Foi muito importante também um grupo frequentado principalmente por uma mulherada arretada em Fonseca. O grupo tinha o nome de MG 126 e depois mudou para JUNTOS SOMOS MAIS.

Nesse grupo começamos a imaginar maneiras de levantar dinheiro para a reforma. Apareceu um monte de gente dando ótimas ideias. Tinha a própria Ninha, Elunete, Aline, Edileuza, Paula, Érica, o Dionas ( Juninho da Acodif), Enio Reis de Santa Bárbara.

Pintou proposta de rifa, de jogo beneficente, de procura de patrocinadores e a coisa foi evoluindo.

O pessoal do Los Hermanos e do 1º de maio também se prontificou a ajudar. Pintou também a ideia de fazer um Festival de pasteis e garapa. O pessoal ficou animado, pois seria também a oportunidade de se criar um evento interessante em Fonseca, contando com o apoio principalmente da pasteleira Ninha. Mas a ideia teve de ser adiada. É que a Ninha tava com sérios problemas particulares. Mas ela fez melhor.

Tínhamos feito um projeto para correr atrás de patrocínios. A Ninha pegou esse projeto e foi à luta. Um tempo depois chegou a notícia: a Ninha arranjou um patrocinador para a reforma da creche. E era verdade. Foi aí que Ester Sanches entrou na história.  Ela foi à Fonseca pessoalmente para conferir a situação da creche, filmou as crianças, fez fotos e disponibilizou a quantia.  Importante salientar também o quanto a Janira foi habilidosa.

Tínhamos um temor de que a prefeitura em algum momento quisesse impedir o prosseguimento da obra. Isso por que existia uma licitação para uma nova creche e é sabido que a prefeitura tem tido muitas dificuldades financeiras, precisando priorizar muito bem as coisas. Mas a nova creche ainda vai demorar um bom tempo a ficar pronta. A prefeitura não dificultou em nada. E a Janira soube conduzir muito bem, com muita paciência e responsabilidade. Inclusive a creche foi pintada com as cores personalizadas da prefeitura.

Eis que chegou a hora da mão de obra e quem chegou primeiro? O Vereador do distrito Maurosan. Dando exemplo e pegando no batente, Maurosan apareceu e literalmente botou a mão na massa. Ele e esposa se apresentaram como voluntários e puxaram a fila. Depois deles muita gente boa apareceu e a creche ficou linda. Impossível saber quantas pessoas se envolveram direta ou indiretamente. Sei que foi muita gente mesmo.

A principal lição que fica é que a comunidade quando quer, pode qualquer coisa. Pode mover montanhas, pode fazer a diferença, pode e deve fazer o que é necessário, não esperar que o poder público resolva todos os problemas. Que o povo de Fonseca a partir desse acontecimento consiga manter a união e transformar a realidade do distrito. A pauta não é pequena.  Que venham as próximas conquistas...

MARCOS MARTINO PRODUÇÕES

(031) - 988151041

marcos.martino@gmail.com

http://marcosmartino.wix.com/marcosmartino

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus