Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

08/11/2018 15h10

Professores e monitores de turismo participam de curso sobre mineiridades

Por ocasião da exposição Mineiridades, que ficou no Museu Antoniano até o último dia 1º, a Fundação Vale aproveitou a oportunidade para realizar esta ação de formação sobre a cultura mineira

Compartilhe

No último mês, a Fundação Vale ofertou uma capacitação sobre mineiridades para monitores de turismo e professores das redes municipal, estadual e privada. Ao todo, foram 12 horas de formação.

O curso foi ministrado pela equipe do educativo do memorial Minas Vale, com o objetivo de valorizar as múltiplas identidades socioculturais presentes no Estado, entendendo o conceito de mineiridade no plural; preservar o patrimônio histórico e cultural, tendo em vista a formação da cidadania; propiciar o contato do público do interior com parte do acervo e das ações educativas do memorial Minas Vale, num movimento de ampliação do acesso a espaços culturais. 

Com esta ação de formação, a Fundação Vale procura atuar junto às comunidades do interior de Minas, com a finalidade de que conheçam e reconheçam a cultura mineira, nos âmbitos artístico, social, cultural ou religioso.

As temáticas abordadas foram Visita ao museu: experiência mediada ou guiada?, Expografia: história, memória e silêncios, Pátria e Nação: Identidade individual e coletiva, e Mineiridades: conceito em construção. Ao final, os participantes receberam certificados.

A exposição Mineiridades, promovida pela Vale, fica no Museu Antoniano até hoje(1º). Assim, ainda dá tempo de prestigiar e fazer um passeio pela cultura de Minas Gerais.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus