Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

30/10/2018 08h47

Câmara aprova em primeiro turno projeto de proteção das águas

Câmara aprova em primeiro turno projeto de proteção das águas

Compartilhe

Rio Piracicaba –Um projeto de iniciativa do presidente do legislativo piracicabense, vereador Tarcísio Bertoldo, que tem como objetivo, proteger as águas do município, basicamente trabalhando a proteção das nascentes, mananciais e depósitos de água, voltou ao plenário na última reunião ordinária daquela casa, realizada dia 24 de outubro.

O projeto havia tramitado anteriormente, sendo vetado pelo prefeito, quando na ocasião vereadores mantiveram o veto – derrubando o mesmo.

Entretanto, passado algum tempo e atendendo o regimento da Casa, diante a reconsideração dos vereadores, o mesmo pode retornar para nova apreciação.

Durante a discussão do projeto em plenário, mais uma vez o autor, vereador Tarcísio Bertoldo, defendeu a iniciativa, se mostrando preocupado com o futuro da qualidade e quantidade das águas do município.

Já o vereador Valdeci Silva, que havia votado pelo arquivamento do projeto anteriormente, disse que, estudando melhor o projeto, percebeu que havia cometido um erro em não mantê-lo, pediu desculpas ao plenário e reforçou sobre a necessidade da aprovação do mesmo.

Mesma linha seguiu o vereador Hugo Pessoa, que disse que além de aprova-lo, trabalhará para coloca-lo em prática, ressaltando que o município, diante sua arrecadação, tem plenas condições de implementar a execução do mesmo.

Ao final das discussões o projeto aprovado em primeiro turno por unanimidade e retorna na próxima reunião para votação final.

Recuperação da lagoa do Fidalgo

O projeto em tramitação vem de encontro com uma indicação do vereador Hugo Pessoa, que solicitou do executivo municipal intervenção para recuperação da histórica lagoa do Fidalgo – uma represa dos anos 40 que durante muito tempo abasteceu a usina que produziu energia para a cidade.

O projeto beneficia diretamente a causa quando em seu Art. 3º diz que “A proteção ambiental a que se refere esta Lei destina-se: II - no monitoramento e na preservação dos mananciais no tocante às nascentes, estoques e cursos d`água”.

Vale destacar que a lagoa do Fidalgo, diante sua idade, já se configura como um ecossistema próprio e principalmente um grande estoque de água, contribuindo para o equilíbrio hídrico daquela micro bacia que vem a ser um afluente do rio Piracicaba.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus