Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

28/09/2018 07h01

305 anos - Festa para comemorar fundação movimenta Rio Piracicaba

305 anos - Festa para comemorar fundação movimenta Rio Piracicaba

Compartilhe

Rio Piracicaba- Piracicabenses comemoram neste sábado, 29 de setembro,  os 305 anos de fundação do povoado de São Miguel do Piracicaba que deu origem à cidade.

A história relata que em 1713, o bandeirante João dos Reis Cabral, descendo o rio Piracicaba, teria chegado no "Córrego São Miguel", onde encontrou ouro de aluvião, ficando ali o primeiro assentamento. Outra versão, conta que José Camargo Pimentel teria chegado em 1704, promovendo o assentamento de um garimpo na localidade hoje conhecida como Chacrinha.

Entretanto, nenhum documento ainda comprova qual das versões seria a correta, mas a data comemorada é 1713. Portanto, essa é a data da fundação do povoado, vindo a se chamar Arraial de São Miguel do Piracicaba, pertencente na época à Freguesia de Santa Bárbara.

Para esse ano, com o cancelamento da Semana Cultural do Legislativo Municipal, realizada pela Câmara Municipal, que entraria em sua 14ª edição,  devido a denúncia anônima – o que levou o MP é impedir que o Legislativo realizasse a festa, a programação ficou pobre.

O que era uma semana de eventos culturais se resume esse ano apenas em um dia, 29 de setembro, o dia da "Festa do Padroeiro", São Miguel, dividida em programações – Religiosa, que teve início com uma novena e Cívica, Esportiva e Cultural.

Programação Religiosa do Dia

9h –Missa e envio dos Ministros; Celebração Pe. Ricardo Caricati Música – Filhos de Maria - Responsável – Ministros

14h –Missa e Bênção com Oração por Cura e Libertação - Celebração Pe. Ricardo Caricati - Música – Filhos de Maria

17h –Missa e Festa de São Miguel - Celebração Padre Arlindo Coura - Música – Perpétuo Amor - Responsável – Matriz São Miguel - Após a missa, procissão com a imagem de São Miguel - Show Musical

19h30 –Música ao vivo – Cristiane SilvaDurante

 

 Programação Cívica


A Câmara Municipal realiza a Reunião Solene com a entrega de Títulos de Cidadania Honorária e Medalha do Mérito Legislativo, homenageando pessoas e entidades qie contribuem com o desenvolvimento da cidade. O evento acontecerá no Salão de Eventos da Associação dos Aposentados.

 

Programação Esportivo

As comemorações contam ainda com eventos esportivos e culturais, com a realização da XXVI Corrida Rústica de São Miguel, onde podem participar atletas profissionais e amadores, da cidade e região.

O percurso da categoria principal é de 6.100 metros com premiação em dinheiro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas on line, acessando o site da Prefeitura Municipal.

A concentração e largada acontece na Praça Maria do Rosário Caldeira conforme segue:

8h10 –Categoria Especial, alunos da APAE

8h20 –Categoria Pré-mirim

8h30 –Categoria Infantil, de 11 a13 anos (Categoria A e H)

9h –Categoria principal – adulto

10h25 –Cerimônia de Premiação

Concentração 30 minutos antes de cada largada.

 

Programação Cultural

Ainda no sábado, apartir das 9 horas, acontecerá o 1º Festival Grastronômico de Rio Piracicaba, também na Praça Maria do Rosário Caldeira.

O festival não será em forma de uma competição, mas de uma exposição de cardápios variados.

No decorrer do dia acontecem ainda shows com o Grupo Manossamba, Laércio Hávanz, Héverton Santos e a Banda Agá Plus.

 

Programação do Festival Gastronômico

9h –Estandes com os expositores

LL Doces – Doces variados e Bolos; Coisas do Quintal – Licores & Compotas; Sublimart – Artesanato para cozinha; Dona Cidinha – Pastel de feiras, sabores variados; Choop Delivery – Carne de Sol com Mandioca e Choops variados;    Vida Gula – Pizzas diversas e Açai; Bar e Petiscaria Los Amigos – Pão com pernil ao molho de mussarela e cebola caramelizada e Macarrão na Chapa;    Salgados Crepalde & Braga – Bolinho de Mandioca e Empadas.

9h15 –Apresentação Musical – E.M. Bernardo Ferreira Guimarães – Dança – Let’s go by eddy kenzo – Dança – Coco de Roda

9h 30 –Apresentação Musical – E.M. Dona Rita Martins - Brincando de Lavar Roupas - O Pano Encantado

9h45 – Apresentação Musical – E.M. do Córrego São Miguel – Música – A Flor do Mamolengo – Música –  Cold water de Justin Bieber– Música – Pesadão-iza

10h15 –Cerimônia de premiação da XXVI Corrida São Miguel

Shows Musicais

12h –Laércio Hávanz - MPB com o cantor e compositor piracicabense Laércio Hávanz.

14h –Heverton Santos - Sertanejo da melhor qualidade na voz deste artista da terra.

16h –Manossamba - Pagode – Um dos grupos musicais mais aclamados de Rio Piracicaba.

19h –Banda Agá Plus - Variado – Do nacional ao internacional, das música que já fizeram sucesso até as canções do momento.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus