Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

23/09/2018 19h25

Vereador busca recuperação da lagoa do Fidalgo

Compartilhe

Durante a reunião ordinária do dia 12 de setembro, o vereador Hugo Pessoa de Almeida, através da indicação número 134/2018, solicitou do poder executivo que promova o desassoreamento e a recuperação da “Lagoa do Fidalgo”.

Durante sua justificativa o vereador falou que em um passado recente a mesma se apresentava como um cartão postal da região: “Infelizmente hoje ela está totalmente tomado pelo mato, estando toda assoreada, por isso essa minha solicitação”, defendeu.

Vale lembrar que a represa do fidalgo é tombada para fins de preservação e declarada monumento natural e histórico da cidade conforme Lei Orgânica Municipal em sua Seção V – Da Cultura conforme segue:

Lei Orgânica do Município de Rio Piracicaba

SEÇÃO V / DA CULTURA

Parágrafo único- Ficam tombados para o fim de preservação e declarados monumentos naturais, paisagísticos, artísticos ou históricos em prejuízo de outros que venham a ser tombados pelo Município.

III- área da represa da Usina Elétrica de Fidalgo.

Saiba mais:

A Represa do Fidalgo foi construída juntamente com uma usina com objetivo de gerar energia para a cidade e seus distritos, função que cumpriu durante longos anos até o final da década de 50, sendo desativada logo quando entrou em funcionamento o sistema das Centrais Elétricas de Minas Gerais, antiga Cemig, que foi fundada em 1952.

Após desativada, a usina foi literalmente abandonada, ficando geradores e imóveis a mercê do tempo.

Ainda hoje existem a casa de máquinas, a casa do responsável pelo comando da usina, a rede de dutos que conduzia a água até as turbinas, a barragem e o lago – formando o complexo da Lagoa do Fidalgo.

Depois de deixar de gerar energia a “Lagoa do Fidalgo” continuou atender a população oferecendo lazer através da pesca e uso para o banho durante os dias mais quentes de verão.

Devido ao descaso tanto do poder público quanto da população a lagoa foi tomada pela vegetação e sendo assoreada por resíduos sólidos se encontrando hoje em estado crítico de degradação.

Transformação

Assim como a comunidade do entorno da Lagoa do Teobaldo (páginas 6 e 7), abraçaram a ideia de salvar aquele patrimônio natural, as comunidades do entorno da Lagoa do Fidalgo podem tomar como exemplo e fazer o mesmo com o patrimônio histórico de Rio Piracicaba, criando uma associação em prol daquele espaço.

A Lagoa do Fidalgo, além de ser parte importante da história de Rio Piracicaba, quando forneceu energia para parte da cidade, acabou se transformando em um reservatório de água, um espaço ecologicamente equilibrado, contribuindo com a manutenção do córrego do Fidalgo, que desagua no rio Piracicaba.

Com união e planejamento pode-se desassorear a lagoa, conforme indicação do vereador Hugo Pessoa, a associação poderia transformar a lagoa em uma área de lazer e entretenimento, além de promover um ambiente ecologicamente saudável, inclusive valorizando todas as propriedades em seu entorno.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus