Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

10/09/2018 16h44

Desfile de 7 de Setembro reúne mais de dois mil integrantes em São Gonçalo

Compartilhe

A data de 7 de setembro passou a assumir nova tradição histórica para o município de São Gonçalo do Rio Abaixo a partir deste ano com a retomada do desfile festivo após 30 anos. O evento contou com a participação de mais de dois mil integrantes marchando pelas ruas no centro da cidade. Grande público e autoridades prestigiaram as apresentações.

A novidade é fruto de um desejo antigo do prefeito Antônio Carlos Noronha Bicalho, conforme relata a secretária de Educação, Maria do Rosário Melges. “Era um sonho do prefeito Antônio Carlos promover o resgate desse momento cívico. Abraçamos a causa e contamos com a mobilização das escolas e vários grupos, além das secretarias de Esportes e Ação Social”, observa Zarinha.

Com o tema “São Gonçalo do Rio Abaixo: resgate de uma história”, estudantes das escolas municipais e estadual, professores e integrantes de associações promoveram o desfile da Independência com apresentações artísticas diversas. O desfile ocorreu ao som das fanfarras da Corporação Santa Cecília de Itabira e de São Gonçalo do Rio Abaixo. A religiosidade, a diversidade cultural, a gastronomia, a agricultura e pecuária, foram alguns dos temas abordados.

A beleza e riqueza das apresentações deixaram a aposentada Maria Catarina de Souza, 80 anos, encantada. Ex-moradora da comunidade de Bateias, ela conta que nem se lembra dos desfiles que eram realizados há mais de três décadas. “Como era eu não sei mais, mas hoje está lindo demais e que Deus abençoe para que continue todos os anos a partir de agora”, sugere.

A estudante Franciene de Fátima Borges, 14 anos, é aluna do Centro Educacional São Gonçalo do Rio Abaixo (Cesgra). Pela primeira vez ela participou de um desfile de 7 de Setembro e também defende a continuidade das apresentações. “Achei muito bacana poder participar dessa retomada da tradição. Acredito que esse momento deva se repetir sempre”, opina.

A escritora Miriam Stella Blonsk também prestigiou o desfile. “Momento muito significativo que trouxe o retrato do povo são-gonçalense, seu patrimônio e o respeito a uma história que não pode ser esquecida”, elogia.

A continuidade dos desfiles de 7 de Setembro no município está garantida pelo Executivo. “É dever do poder público manter viva a tradição e história de um povo. São Gonçalo tem muita história para ser preservada e apresentada”, enfatiza o prefeito Antônio Carlos.

O desfile da Independência teve a participação das escolas municipais de Pacas e São José, Apae, Associação Bem Viver da Terceira Idade (Abeviti), Escola Estadual Desembargador Moreira dos Santos, Escola Municipal de Tempo Integral Maria de Lourdes Duarte Moreira dos Santos, Escola Municipal de Tempo Integral de Vargem Alegre, Centro Educacional São Gonçalo do rio Abaixo (Cesgra), Escola Municipal Manoel Gonçalves Moreira, secretarias municipais de Esportes e de Trabalho e Desenvolvimento Social.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus