Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

17/08/2018 06h51

Novena abre festa de Nossa Senhora do Rosário

Novena abre festa de Nossa Senhora do Rosário

Compartilhe

Rio Piracicaba -Começa nesta sexta-feira, 17, em Rio Piracicaba, a novena que abre a festa de Nossa Senhora do Rosário Mãe dos Pretos, comemorada na cidade há mais de dois séculos e meio e que esse ano tem como Reis Festeiros Ademilton Almeida dos Santos e Silvana Aparecida Costa.

Mantendo a tradição, os “caixeiros” anunciam a abertura da festa percorrendo as ruas da cidade ao som da marimba e dos tambores, convidando a todos para as celebrações religiosas que acontecem na Igreja do Rosário, no centro da cidade.

Também uma tradição há mais de 30 anos, a casa  de “Dona Margarida Caio”, devota de Nossa Senhora do Rosário, recebe os reis festeiros e os “caixeiros” para o “Almoço de Reis”.  Um acontecimento cheio de simbolismo, fé e confraternização.

No 9º dia da novena, 25 de agosto, sábado, às 18 horas, acontece a Procissão da Bandeira, esse ano saindo da residência de Rosa Pantuza, à rua Antônio Saturnino,485 A, centro indo para a Igreja do Rosário onde após acontece o hasteamento da Bandeira e show pirotécnico.

No domingo, 26, Dia da Festa, as 7:00 horas acontece o “Acolhimento das guardas na Codorna, onde é servido um café, em seguida o cortejo sai em busca dos Reis Festeiros, Ademilton Dos Santos na residência de Maria Angélica à Rua Antônio Saturnino, 362, centro e Silvana Costa à Praça Coronel Durval de Barros, 4, centro, seguindo em direção à Igreja do Rosário onde acontece a Missa conga.

Após a Missa mais uma vez, em cortejo, as guardas conduzem os Reis até a Codorna para o almoço e após as guardas se apresentam aos Reis.

Fechando as festividades, às 16:00 horas acontece uma Procissão retornando à igreja do Rosário onde serão coroados os novos reis para 2019.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus