Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

10/08/2018 07h06

Com o Festival da Canção, cidade resgata tradição

Com o Festival da Canção, cidade resgata tradição

Compartilhe

 João Monlevade -Realizado, com sucesso, o Festival da Canção 2018 não só resgatou uma tradição há anos esquecida, como também revelou novos talentos jovens e valorizou artistas já consagrados na música em João Monlevade.

A Praça do Povo foi palco de muita música no último final de semana, entre os dias 3 e 4.

A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Fundação Casa de Cultura, realizou o Festival da Canção 2018, como parte das comemorações do Bicentenário da chegada do francês Jean Félix Dissandes de Monlevade no Brasil e em João Monlevade.

Na sexta-feira, 3, a classe estudantil da cidade esteve presente para prestigiar a apresentação de jovens músicos compositores e intérpretes, no primeiro dia do Festival, que teve tema livre.

corpo de jurados dessa primeira etapa foi composto por Livvia Bicalho, cantora e presidente do juri, Carla Santos, comunicadora visual, Cleonice Nogueira, diretora da Escola Estadual Geraldo Parreiras, Conceição Marcelino, coralista do Coral Artes das Artes, e Júnior Ferreira, músico da banda Cultura Racional.

As escolas Cônego Higino, Centro Educacional, Luiz Prisco, Colégio Cesp e Colégio Kennedy enviaram seus artistas que fizeram ótimas apresentações. Ao final, o show da banda Deixa Se Envolver foi interrompido para a oficialização do resultado, que assim ficou definido:

1 - Meu bem querer, de autoria de Ingrid Cristina, da escola Cônego Higino, que recebeu como prêmio um notebook.

2 -  Amor de Novembro, da aluna do Colégio Kennedy, Rebeca Vasconcelos, que recebeu um celular como prêmio.

3 - De tanto lhe procurar, de Vinícius Reiser, da escola Cesp, que recebeu um tablet, como prêmio.

 

No sábado, 4, o Festival abordou o tema título – a chegada do francês fundador da cidade ao Brasil.

Foram apresentadas cinco canções inéditas de novos autores e também de artistas músicos já consagrados na cidade. O julgamento ficou por conta do jornalista Erivelton Braz, presidente do júri, do cantor Mike Santos, do vocalista da banda SouldoSamba,  Marquinhos, do cantor Rogério Salomão, e do Maestro Edvaldo Policarpo, da Corporação Musical Monlevade.

Classificação

A música João Monlevade, fogo, minério e Carvão, de autoria de Rogério Lima e interpretada por Ronivaldo Magalhães ficou com o terceiro lugar.

O segundo lugar ficou para Fernanda Abrahão, com a música Bicentenário de João, e a grande vencedora foi a música Jean virou João, de autoria e interpretação de João Roberto Pereira, que foi o entrevistado do Bom Dia do dia 3, matéria veiculada na coluna Medio Pira, do ativista cultural Marcos .

A premiação foi três mil reais para o primeiro colocado, dois mil reais para o segundo e hum mil reais para o terceiro colocado.

Opinião dos Participantes

O Festival da Canção foi resgatado pela atual administração trazendo um novo formato de competição com o envolvimento da classe estudantil em tema livre e demais candidatos, com a introdução de tema obrigatório nas composições musicais. Mas isso não fez diferença para os participantes.

A candidata Fernanda Abrahão disse que é uma alegria participar do festival e principalmente ter a oportunidade de falar da história da cidade, fazendo show.

O candidato Flávio Júnior também achou uma idéia muito boa, tendo em vista que a cidade tem poucos eventos culturais. Para ele cultura é historia e foi muito bom relembrar a história do fundador da cidade no festival.

Para o vencedor João Roberto um Festival é um momento único na vida do compositor e a sensação do momento é especial. “Foi espetacular a volta do Festival. Esperamos que não pare por aqui porque tem muita gente boa no mercado precisando de momentos como esse”, concluiu.

Erivelton Braz, presidente do corpo de jurados da segunda etapa, considerou o evento um sucesso. Para ele o júri teve um certo trabalho porque as composições atenderam ao tema, surpreenderam e apresentaram um nível muito bom, assim como também o nível altíssimo do corpo de jurados com renomados nomes da música e da história da cidade.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus