Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

09/08/2018 17h19

Acimon anuncia que levará a ideia do Pró-Município à frente

Mesmo sem o apoio esperado pela Prefeitura, representantes das entidades de classe apoiam a criação da Câmara de Desenvolvimento Econômico

Compartilhe

A Associação Comercial, Industrial e Prestação de Serviços de João Monlevade – Acimon – anunciou na noite dessa quarta-feira, dia 08 de agosto, que levará à frente a ideia do programa “Pró-Município”, mesmo com o seu período de implantação encerrado.

Com a presença de mais de 25 representantes da sociedade, dentre entidades de classe e imprensa, o seu presidente, Cássio Barros Evangelista, afirmou que apesar da Acimon não ter recebido o devido apoio da Prefeitura Municipal, sua Diretoria permaneceu firme no propósito de não deixar um projeto tão crucial para o desenvolvimento socioeconômico do município se perder por detalhes. “Entendemos que o Poder Executivo não comungou dos nossos anseios e, que por algum motivo, não julgou o melhor momento de abraçar conosco esta ideia”, ponderou.

O anúncio foi feito logo após a apresentação do consultor do programa, Rogério Moreira, que realizou a prestação de contas do “Pró-Município” e enfatizou seu papel na fomentação de projetos e ações que propiciem o desenvolvimento da cidade então contemplada.

Muito claro em suas colocações, Rogério Moreira explicou que, apesar do fato de não termos a Prefeitura Municipal somando com a idealização do programa, era importante ressaltar que a Câmara Municipal acreditou e trabalhou para a aprovação da criação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, já sancionado pela prefeita Simone Carvalho. “No futuro, caso eles (prefeitura) acreditem que podem contribuir com a Câmara de Desenvolvimento Econômico que iremos constituir e trabalhar em conjunto, estaremos prontos a recebê-los. O diálogo sempre será prioridade, assim como o foco no desenvolvimento econômico e social”, lembrou o consultor.

Ele contou que no período em que se manteve um intenso contato com a prefeitura, por meio de seus secretários, diversas ações que dependiam dela foram postergadas e, consequentemente, atrasaram a implantação do programa e seu andamento. Este fato obrigou a entidade a justificar junto à Federação das Associações Comerciais e Empresarias do Estado de Minas Gerais – Federaminas - e à Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais – Codemig – o seu desligamento do “Pró-Município”. Mas também era necessário prestar contas para a sociedade empresarial e para as entidades sem fins lucrativos o desenrolar do programa, tendo em vista que a Acimon sempre primou pela transparência, ética e responsabilidade em suas ações.

Por esta razão, a Acimon anunciou que irá implementar um programa local nos mesmos moldes do proposto inicialmente e arcará financeiramente com seu desenvolvimento e implantação. O nome do novo programa ainda será definido. Se referindo aos atrasos como “empecilhos” do Poder Executivo, Rogério Moreira lembrou de algumas “imposições” da Prefeitura para a redação (minuta) do projeto de lei que criaria o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico - Codemon. São elas: 1º) O Conselho não seria deliberativo, e sim apenas consultivo; 2º) A presidência seria cadeira da Prefeitura, e não resultado de uma eleição direta feita pelos membros do conselho; 3º) O número de participantes do conselho teria que ser reduzido, ao contrário da proposta inicial; 4º) Não concordaram com a criação do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico. “Acho que eles não compreenderam”, lamentou o consultor, que fez questão ainda de informar que a Acimon teria sido “altruísta”, ao concordar em ceder e fazer as devidas alterações na minuta do projeto de lei, de modo que as ações fossem implementadas em benefício do município.

Ao fim da reunião, os presentes parabenizaram a Acimon por sua atuação junto à comunidade empresarial e visão de futuro, pela inciativa e coragem em dar sequência nesse importante projeto, acreditando que é possível trabalhar e unir as instituições monlevadenses rumo ao desenvolvimento econômico e social.

Flávia Henriques  |  Assessoria de Comunicação  |   09/08/2018

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus