Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

01/08/2018 17h06

Se soar, corra! Vale inicia simulados de evacuação em Rio Piracicaba e São Gonçalo

Compartilhe

A Vale iniciou nas cidades de Rio Piracicaba e São Gonçalo do Rio Abaixo exercícios simulados de evacuação da população diante um possível acidente com suas barragens; ações que fazem parte dos Planos de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBMs).

Os PAEBMs são os planos que devem ser seguidos em caso de emergência com estruturas de barragem. A legislação determina que, no caso de Rio Piracicaba, três barragens na região tenham planos: Diogo, que recebe rejeitos, e Monjolo e Porteirinha, que fazem contenção dos finos, principalmente o que o é carregado pelas águas de chuva.  

Já São Gonçalo do Rio Abaixo conta com duas barragens com risco máximo de acidente e por obrigação da lei tem que ter seus respectivos planos de emergência – Barragem Norte e Barragem Sul.

Etapas e rotas de fuga

Várias etapas fazem parte do processo e para tornar os planos ainda mais efetivos, a Vale e a Defesa Civil fizeram um amplo levantamento de dados técnicos juntos às comunidades de Rio Piracicaba e São Gonçalo. As informações permitiram criar propostas detalhadas de rotas de fuga, pontos de encontro e locais de instalação de sirenes, sendo inúmeras já instaladas.

Em Rio Piracicaba, a Vale deve implantar 12 sirenes e em São Gonçalo o número deve ser maior.

Treinando para fuga

As defesas civis municipais e a Vale estão realizando uma série de simulados de emergência em parceria com as comunidades que vivem e trabalham próximas às barragens de mineração da empresa.

Estes primeiros exercícios tem o objetivo de testar as rotas de fuga, pontos de encontro, sinalização e tempo de deslocamento das comunidades até o local seguro indicado no Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) de cada território.

A Defesa Civil de São Gonçalo do Rio Abaixo e a Vale realizaram um simulado na comunidade de Vargem da Lua no dia 9 de junho. Participaram 88 pessoas, o equivalente a quase 75% dos moradores da comunidade.

Já em Rio Piracicaba, o primeiro simulado aconteceu no dia 25 de junho. O exercício abrangeu parte da comunidade de Bicas. Foi contabilizada a participação de 235 pessoas, cerca de 63% do total mapeado na região.

Ao final do treinamento, os participantes preenchem questionários que vão ajudar a Defesa Civil e a Vale a identificar pontos positivos e oportunidades de melhoria dos planos.

Além das equipes de Defesa Civil dos municípios e da Vale, os exercícios contam com a participação da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e do Núcleo de Emergências Ambientais da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Secretarias Municipais de Saúde. Também participam, eventualmente, bombeiros civis e equipes de resgate que atuam nas regiões.

Os exercícios simulados acontecerão de forma periódicas e vão abranger todas as áreas incluídas nos PAEBMs.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus