Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

19/06/2018 08h19

Tempo seco provoca aumento de queimadas em João Monlevade

Tempo seco provoca aumento de queimadas em João Monlevade

Compartilhe

Monlevade.

Queimadas em terrenos baldios têm sido comuns nessa época do ano, assim como as reclamações.

A fumaça e a fuligem provocadas pelas queimadas invadem casas e além de muita sujeira, causam irritação e problemas respiratórios, principalmente em crianças e idosos.

 A quantidade de queimadas na cidade já é considerada alta, mesmo para o início da temporada de seca.

A população já sente na pele as consequências da baixa umidade relativa do ar, que deve vir caindo ao longo do período. O recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) é de 60%.

Na manhã de ontem, um incêndio em um lote na rua Alberto Scharlê esquina com Lucindo Caldeira provocou muita indignação nos moradores do bairro Jardim Paraíso – próximo ao Bretas Supermercado. A fumaça tomou conta de toda a área, durante várias horas e permaneceu provocando mal estar nos moradores e crianças – próximo ao local onde há uma escolinha/creche.

Os autores do incêndio não foram identificados.

Crime

A Polícia Ambiental alerta que gerar fumaça ou incêndio são ações que podem levar o autor a ser enquadrado na Lei de Contravenções, Código Penal e na lei de crimes ambientais.

Na lei dos crimes ambientais (lei nº 9.605/1998), também há previsão específica de penalidade, no artigo 41, para quem provocar incêndio, a pena é de detenção de seis meses a um ano, e multa.

Qualquer dessas situações pode acarretar responsabilização para quem ateou fogo, e no período de inverno, especialmente na fase final, é um dos piores períodos de registro desse tipo de ocorrência.

Um pequeno foco em um monte de papel ou de folhas no quintal, se gerar fumaça que incomoda o vizinho, é uma irregularidade prevista em Lei. Uma situação um pouco mais grave, a de se colocar fogo em terreno, cerca, muro, afetando terceiros, ainda que não haja vítima, já é considerada crime de incêndio.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus