Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

05/06/2018 08h11

Parque do Areão: Abandonado, local no coração da cidade poderá ser recuperado

Compartilhe

Um espaço nobre, com muito verde, formações rochosas e muitas trilhas, bem no coração da cidade, que causa inveja a qualquer município, se encontra atualmente em total estado de abandono – Parque do Areão.

Desde 2000 o local vem sofrendo interferências do poder público municipal, entretanto, por falta de participação efetiva da comunidade, nenhuma das ações vem cumprindo o objetivo, de transformar o local em um verdadeiro espaço de uso da população.

Um dos principais problemas enfrentados é a falta de compromisso das administrações com a coisa pública, já que ao mudar os gestores, os mesmos não dão continuidade aos trabalhos dos antecessores.

Muito recurso público já foi investido no local e caso o parque recebesse a devida atenção, o mesmo já seria uma referência em toda região diante a beleza natural do lugar.

Na Gestão Laércio Ribeiro o Parque foi muito utilizado, sendo transformado em Parque Ecológico e tendo funcionado no local a Secretaria de Meio Ambiente quando foi implantado o Numear.

Na Gestão de Carlos Moreira o local recebeu inúmeras intervenções e foi aberto espaço para grandes eventos, passando a ser muito utilizado durante as cavalgadas, aniversário da cidade entre outros eventos, mas ficando de lado a parte ambiental do parque.

Já o governo Prandini foi a gestão que mais cuidou e investiu no parque, quando foi investido na rede pluvial, iluminação em todo parque, promoveu a pavimentação em bloquete de inúmeras vias, recuperou todas as trilhas e ainda iniciou a construção do Memorial do Aço.

Na contra mão o governo Teófilo Torres passou despercebido, assim como em toda cidade – não investindo em nada no Parque, ficando esse a mercê de andarilhos e usuários de drogas.

Agora, mais uma vez, a atenção da Secretaria de Meio Ambiente se volta para o Parque.

Dia Mundial do Meio Ambiente

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente promove no dia 9 de junho, próximo sábado, um evento que, segundo a secretaria, será o ponto de partida dos trabalhos de recuperação do Parque Municipal do Areão.

O evento, 1º Ecociclismo e Ecocaminhada – menos gasolina e mais adrenalina terá início às 13:30 horas com concentração no Parque onde acontecerá a Ecocaminhada e Ecociclismo Kids com percurso leve, Ecocaminhada de 4,5 Km com percurso moderado a pesado e Ecociclismo de 6 Km com percurso pesado.

Além das modalidades esportivas, muitos atividades acontecerão, como a apresentação de Composteira CidOne, Projeto de Capitação de Águas de chuva, recolhimento de lixo na área protegida, projeto Pegada Ecológica e ainda inúmeras brincadeiras dirigidas e sorteio de brindes.

O evento promove ainda uma campanha socioambiental com recebimento de agasalhos, cobertores e alimentos não perecíveis para as entidades de João Monlevade. 

O evento é uma realização da Bikezone Brasil, Prefeitura Municipal de João Monlevade e Câmara Municipal de João Monlevade.

Fotos: Sérgio Henrique Braga

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus