Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

11/05/2018 08h08

Câmara Municipal celebra Dia de João Monlevade com entrega de medalha, exposição e apresentações culturais

Jubileu de 200 anos de Jean Monlevade na região

Compartilhe

João Monlevade -Na próxima segunda-feira, 14, a Câmara Municipal celebra o Jubileu de 200 anos da chegada do engenheiro francês Jean Antoine Félix Dissandes de Monlevade à região do Médio Piracicaba.

Na oportunidade, será entregue a “Medalha Jean Monlevade” a três pessoas com atuação de destaque na comunidade que contribuem para o engrandecimento do município. A escolha dos agraciados foi feita por uma comissão especial composta por pessoas de diversos segmentos da sociedade, sendo: Francisco de Paula Santos (ativista cultural), Ana Elizabeth de Oliveira Santos (área social), Maria Trindade Leite (área educacional), Eduardo Bastos (representante da Prefeitura) e Regina Coeli de Souza Martins (representante da Câmara).

Além disso, no período de 9 a 23 de abril, foram disponibilizadas urnas em vários pontos da cidade a fim de que a população participasse da escolha dos homenageados indicando pessoas que acreditavam ser merecedoras de tamanha honraria. Diante disso e tendo por base alguns critérios estabelecidos, a Comissão escolheu os seguintes nomes: Joaquim Gonçalves Costa Neto (membro do Rotary Club e do grupo Pró-Voluntário da ArcelorMittal Monlevade), Maria Eustáquia Freitas dos Reis (membro da Escola de Pais e forte atuação comunitária) e Rodolpho Passos (sócio fundador da Esmetal).

Ainda durante a solenidade haverá a apresentação de alunos da Escola Municipal Professora Cicinha Moura Simon que irão cantar o Hino de João Monlevade e do Grupo de Câmara da Orquestra Big Band, que este ano completa 20 anos de atuação. Também haverá exposição de desenhos de alunos do Ensino Fundamental I de escolas públicas e particulares sobre a história de Jean Monlevade e sua relação com o município.

O dia 14 de maio foi instituído como o Dia de João Monlevade por meio da Lei Municipal nº 2.207/2017 com o objetivo de homenagear o engenheiro francês que deu nome ao município e foi o grande precursor da siderurgia brasileira. A proposição que culminou na lei é de autoria dos vereadores Toninho Eletricista (PHS) e Vanderlei Miranda (PR).

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus