Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

04/05/2018 06h59

Escolas da Rede doam óleo de cozinha para preservar meio ambiente

Escolas da Rede doam óleo de cozinha para preservar meio ambiente

Compartilhe

Santa Bárbara- Desde o ano passado, as escolas da Rede Municipal, Cecília Álvares Duarte, Chico Severino, Irmã Amandina Maria, Iveta Moreira Novais e Marphiza Magalhães Santos, são pontos de coleta do óleo de cozinha descartado na casa dos alunos. O Núcleo Estudantil Pequeno Príncipe também faz parte dessa iniciativa, junto às instituições municipais.

As instituições doam a substância para uma empresa de Belo Horizonte. Com essa ação, além de incentivar os alunos a preservarem o meio ambiente, visto que, uma gota de óleo vegetal pode contaminar até mil litros de água e entupir redes de esgoto, as escolas recebem, em troca da doação, materiais e produtos de limpeza.

Neste contexto de preservação, outra organização surgiu com uma proposta também sustentável. A Associação de Reciclagem Mulheres Padre Trombet (Arempat) foi selecionada com o projeto Sabão do Bem, gerido pela Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Santa Bárbara (Adesb), na 7ª edição do Programa Parcerias Sustentáveis, da AngloGold Ashanti, e, agora, também busca parcerias para fabricação de sabão por meio do óleo de cozinha.

As escolas que já tinham um projeto de coleta e doação, a partir desse momento, dividirão o óleo com a Arempat, de modo a fomentar a produção do sabão ecológico na cidade. Além destas instituições, a Associação já fechou parcerias com outras escolas públicas e privadas e realizou apresentações teatrais para os alunos, a fim de incentivá-los a doar.

O projeto Sabão do Bem tem a finalidade de cuidar do meio ambiente e da sociedade por meio do reaproveitamento de resíduos que seriam lançados na natureza. Por enquanto, as mulheres da Arempat fabricam apenas sabão em barra, mas já fazem testes para fabricar o produto, também, em sua forma líquida.

Cidade continua sem ETE

Apesar de inúmeras iniciativas em defesa do meio ambiente, a cidade de Santa Bárbara continua lançando mais de 6 milhões de litros de esgoto in natura no rio que lhe empresta o nome, poluindo a lagoa de Peti, o rio Piracicaba e o rio Doce.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus