Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

27/04/2018 08h46

Jubileu do Bom Jesus: Começou a maior manifestação religiosa da região

Jubileu do Bom Jesus: Começou a maior manifestação religiosa da região

Compartilhe

Rio Piracicaba –No último domingo, 22, teve início a novena que abre as comemorações do Jubileu do Bom Jesus em Rio Piracicaba. Todos os dias da novena acontecem o “Terço” às 18 horas, organizado pela comunidade do Senhor Bom Jesus e após Missa, que acontece às 19 horas, também no Santuário do Senhor Bom Jesus.

O Jubileu do Bom Jesus teve sua origem em 1811 e desde então, há 207 anos, os piracicabenses celebram a data - fé, cultura e tradição se misturam em um evento envolto na religiosidade desse povo.

Programação

TERÇA-FEIRA, 01 DE MAIO

Dia de São José Operário e do Trabalhador; Bênção dos Trabalhadores e da Carteira de Trabalho

7h30 – Missa no Santuário do Senhor Bom Jesus. Pe. Arlindo Responsável: Comunidade Bom Jesus

15h30 – Confissão Comunitária na Matriz de São Miguel. Pe. Ricardo Caricati

18h – Missa no Santuário do Senhor Bom Jesus, em seguida procissão para a Gruta do Senhor do Bonfim. Pe. Nelson Antônio / Belo Horizonte Responsável – Comunidade Bom Jesus

QUARTA-FEIRA, 02 DE MAIO

19h – Missa na Gruta, em seguida procissão para o Rosário. Dom Marco Aurélio Gubiotti / Bispo Diocesano Responsável – Comunidade da Gruta

QUINTA-FEIRA, 03 DE MAIO

7h30 – Missa no Rosário, em seguida procissão para a Matriz. Pe. Arlindo

Responsável: Comunidade do Rosário.

10h – Missa dos Romeiros na Matriz São Miguel. Pe. Ricardo Caricati Responsável: Matriz

 

12h – Terço dos Romeiros Responsável: Filhos de Maria

14h – Missa na Matriz São Miguel. Pe. José Ricardo / São José do Goiabal Responsável: Matriz

19h – Missa Festiva na Matriz São Miguel, em seguida procissão para o Santuário do Senhor Bom Jesus, encerrando com a Bênção do Santíssimo. Pe. Ricardo, Pe. Arlido e José Ricardo. Responsável: Matriz e Bom Jesus.

SEXTA-FEIRA – 04 DE MAIO

19h – Celebração e Bênção no Santuário do Senhor Bom Jesus, em seguida procissão para a Matriz com a Imagem de São Miguel. Pe. Ricardo Caricati. Responsável: Comunidade Bom Jesus

No dia 4 de maio, acontece às 19:00 horas uma Missa na Igreja do Senhor Bom Jesus e em seguida procissão para a Matriz, com a imagem de São Miguel.

O Jubileu contará com a participação das corporações musicais da cidade e convidadas, além da Irmandade do Santíssimo Sacramento.

No dia 3 de maio, acontece também o tradicional leilão de animais, com início programado para as 14 horas, no Parque de Exposições Antônio Maria Cota, no bairro Louis Ensch (Samitri).

Curiosidades

Todos os anos milhares de pessoas de todo o Estado marcam presença na festa, tanto para agradecer como pedir alguma graça. Muitos piracicabenses ausentes também se deslocam de onde se encontram para a cidade, fazendo da data uma oportunidade de reencontro com familiares e amigos, além de manter a fé no Bom Jesus.

Segundo a tradição, no ano de 1811, um escravo de nome Jeremias, temendo ser reprimido pelo seu senhor, fugiu e refugiou-se nas matas vizinhas à fazenda de seu proprietário.

 

Iluminado pelo Senhor Bom Jesus, o escravo talha em madeira a imagem do filho de Deus. Depois de terminar a escultura, Jeremias resolve voltar para a fazenda levando a imagem de presente ao seu dono, o Capitão Anastácio Correia Barros. O capitão acaba sendo surpreendido pelo escravo, que ao retornar com a escultura nas costas, diz para o fazendeiro: "Sinhô, o meu padrinho está aqui", recebendo o perdão do fazendeiro.

Em torno desse fato os fiéis começaram a comemorar a festa de Bom Jesus. Na época poucas cidades existiam no estado e a notícia dos milagres do Bom Jesus se espalhavam por toda Minas Gerais. Aí teria começado a peregrinação que permanece até os dias de hoje, com a tradição passada pelas famílias, de pais para filhos - daí o número de fiéis que ao longo dos séculos mantêm viva a fé e o Jubileu do Senhor Bom Jesus em Rio Piracicaba.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus