Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

27/04/2018 08h38

Sem Dnit, Encontro das ACE´s mantém pauta para ações conjuntas

Compartilhe

Mesmo sem a presença do superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes de Minas Gerais (Dnit), Fabiano Martins Cunha, o Encontro das Associações Comerciais e Empresariais da Região do Médio Piracicaba (ACE’s) foi realizado na noite dessa segunda-feira, 23 de abril, no auditório da Associação Comercial, Industrial e Prestação de Serviços de João Monlevade (Acimon), com uma pauta de ações conjuntas.

Fabiano Cunha, impossibilitado de estar presente ao evento para trazer novas informações a respeito das obras de duplicação da BR-381, comunicou sua ausência por meio de e-mail, alegando ter sido “convocado para representar o Dnit em uma audiência na Justiça Federal”. No documento, ele se desculpa pelo imprevisto e se coloca à disposição para participar de um novo encontro com as ACE’s.

Diante do comunicado, a Acimon, por meio de seu presidente Cássio Barros Evangelista, optou por manter a pauta trabalhada pelas entidades nos últimos encontros, discutindo e aprofundando mais na questão das ações conjuntas que deverão ser levadas para a agenda da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (Federaminas) e apresentadas aos candidatos ao cargo de Governador do Estado de Minas Gerais nestas eleições.

De acordo com o presidente da Acimon, a ausência do Superintendente do Dnit não prejudicou o andamento dos trabalhos, uma vez que foi dada sequência ao trabalho iniciado na reunião anterior, dentro do Plano de Desenvolvimento Regional. “Claro que desejávamos receber o superintendente aqui nesta oportunidade para trazer novas informações, tirar dúvidas e, principalmente, nos apresentar um Raio X das obras executadas até o momento na BR-381 Norte. E também queríamos ter um retorno da audiência realizada em Brasília com o presidente Michel Temer, onde participaram presidentes e gerentes das ACE´s. Mas houve o imprevisto. Por isso, durante o encontro, entramos em contato com o Fabiano, que se prontificou em participar da próxima reunião, no dia 14 de maio, em Itabira. Sempre mostrando-se muito solícito em discutir a questão”, explicou Cássio Barros.

Durante o evento, o presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita), o empresário Eugênio Müller, que é mediador oficial dos encontros, fez a apresentação e alinhamento dos principais tópicos da pauta do dia, sendo os mesmos debatidos pelos 55 representantes das ACE’s, que definiram as metas a serem trabalhadas dentro do Plano de Desenvolvimento Regional ao longo deste ano. São elas: 1- Agilizar as licenças ambientais, especialmente nas cidades mineradoras, privilegiando a contratação de fornecedores e mão-de-obra local; 2- Criar Políticas Públicas de Diversificação Econômica, com foco no Arranjo Produtivo Local do Turismo, incluindo ações regionais de Segurança Pública para os municípios do Médio Piracicaba e 3- Duplicação da BR 381 Norte.

Participaram as 11 ACE’s da regional. São elas: Alvinópolis (Acia), Bela Vista de Minas (Aciabel), Barão de Cocais (Aciabac), Rio Piracicaba (Aciarp), São Domingos do Prata (Aciap), Santa Bárbara (Acisb), São Gonçalo do Rio Abaixo (Aciasgra), Nova Era (Aciane), Itabira (Acita), Mariana (Aciam) e João Monlevade (Acimon), que sediou o encontro.

Por Flávia Henriques –Comunicação da Acimon

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus