Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

20/04/2018 08h31

Festa do Vinho de Catas Altas resgata suas origens

Festa do Vinho de Catas Altas resgata suas origens

Compartilhe

Catas Altas -A 18ª edição da Festa do Vinho de Catas Altas vai resgatar as suas origens. O evento de 2018 vai dar mais destaque ao vinho catas-altense fabricado há mais de 120 anos.

O resgate e a valorização da produção artesanal que foi passada de geração a geração era uma das maiores reivindicações em relação a festa.

Com foco maior no vinho, o evento deste ano vai sofrer algumas alterações com uma programação diferenciada, porém, mantendo a qualidade.

“A festa será mais charmosa e confortável. Nossos visitantes terão oportunidade de experimentar a verdadeira Catas Altas, com toda sua história, sua cultura e sua arquitetura. Além disso, será um momento para, realmente, podermos apreciar nosso produto que é tão conhecido”, destaca o secretário de Turismo e Cultura Lucas Nishimoto.

A decisão em resgatar o conceito da festa criada em 2001 foi tomada em uma reunião entre os realizadores do evento: a Prefeitura de Catas Altas e a Associação dos Produtores de Vinho, Agricultores Familiares e Outros Produtos Artesanais de Catas Altas (Aprovart).

Na ocasião, foram discutidas as argumentações do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), que indeferiu o projeto apresentado para a festa deste ano. O instituto alegou que a grande estrutura e o palco com som de grande porte, virado para a igreja Matriz, poderiam estar abalando a estrutura dos casarios no entorno da Praça Monsenhor Mendes.

Os realizadores, então, tiveram que decidir entre manter a festa na praça, mas com uma estrutura menor, sem shows com artistas de renome nacional, de modo que não influencie no conjunto arquitetônico, ou manter o que vinha sendo realizado, mas em outro local, como a área de eventos.

Após discussão e votação, a maioria absoluta dos associados preferiu manter a festa na praça. “O charme da festa do vinho é o local onde ela sempre foi realizada. Sem o conjunto arquitetônico em volta, perderia todo o sentido e a concepção que havia sido pensada para ela. Nossa preocupação é manter o evento, mas também preservar nosso maior patrimônio que é a nossa cultura e nossa história estampada nesses casarios”, destaca o prefeito José Alves Parreira.

Neste ano, a festa, que conta com shows, feira gastronômica e concurso para eleger a melhor bebida da cidade, será realizada nos dias 18, 19 e 20 de maio, na Praça Monsenhor Mendes.

Saiba mais

A Festa do Vinho de Catas Altas foi idealizada pela professora Meira Ferreira do Carmo em 2001 que buscava referenciar a recém emancipada cidade, buscando em um de seus principais atrativos, o vinho, que no século XIX havia conquistado o Brasil e o mundo diante sua qualidade, sendo condecorado em Paris.

Na época, o prefeito e emancipador José Hosken abraçou a ideia e buscou junto a seus colaboradores moldar o evento de forma que incentivasse os produtores locais a retornarem com a tradição do vinho catasaltense.

Durante alguns anos o evento manteve sua característica de ser “artesanal”, com atrações de apelo cultural, local e regional, o que agradava em cheio atraindo turistas de toda Minas e de vários outros estados.

Posteriormente, ao se iniciar a contratação de artistas famosos nacionalmente e com apelo comercial, o evento perdeu sua característica e foi atraindo, a cada ano, mais e mais um público não relativo à festa.

Esse ano a administração, acionada pelo MPMG, acertou  em, junto à Aprovart, retornar com as origens da Festa do Vinho.

Fotos: Heslander Amaro

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus