Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

06/04/2018 09h42

Cenários - isso dá voto?

Compartilhe

Isso dá voto?

Existe um pensamento disseminado de que os políticos não gostam de cultura e de saneamento por que não dão votos. Obras se saneamento são essenciais, representam mais saúde e qualidade de vida. Mas ficam debaixo da terra, ninguém vê, não dão votos. O mesmo acontece com a arte e com a cultura que não dão votos porque não são do gosto das grandes massas. O povão acha que cultura e arte são coisas das zelites. Prefere as festas populares regadas a cerveja, churrasco e música sertaneja. O famoso pão e circo.

Maquiavel e os nossos políticos

Toda vez que aparecem pessoas com projetos culturais, os gestores nomeados pelos políticos fazem a seguinte pergunta: isso dá voto? Tudo muito instintivo. Todos protegendo os seus empregos e a longevidade do grupo no poder. Preferível investir em eventos populares. O povo quer festas e não festivais.

Cultura parece ser péssima plataforma eleitoral

Você alguma vez já viu político que tivesse a cultura como bandeira? Conhece algum candidato que defende a arte? Eu me lembro da Lutécia em João Monlevade e mais alguns gatos pingados. E por incrível que pareça artistas não votam em artistas. Preferem votar no Zé das Couves mas não votam nos colegas artistas. Também devem achar que todo artista é vagabundo.

Cultura cover

Prefiro artistas que fazem diferente dos originais. A maioria gosta de conferir se o guitarrista toca o solo original igualzinho, se o vocalista chega nos agudos do original. Eu já prefiro artistas que recriam a criações. Mas fazer o que? De covers dos Beatles devemos ter mais de 300 bandas só no Brasil. E ultimamente tem aparecido um monte de Pinks Floyds.

E as novas músicas?

As rádios continuam resistentes às novidades. Poucas tocam artistas novos. Tocam aquilo que é sucesso, as mais tocadas nas paradas nacionais, geralmente sertanejas, funk, pagode, internacionais. Que eu saiba, não existe em nossa região nenhum programa de rádio dedicado aos artistas da região. Tudo bem que a galera hoje tem o recurso da internet, mas o acesso às mídias de massa inexiste.

Festivais de música? Isso dá voto?

Os Festivais de música autoral são fantásticos laboratórios de criatividade. Permitem a participação de um grande número de cantores, compositores, músicos e poetas. Será que as secretarias de cultura e fundações não se sensibilizam com a essa falta de palco para os artistas mais novos? O problema é a perguntinha: isso dá voto? E tem outra coisa. O povo precisa ser reeducado, pois perdeu o hábito de ir a shows pra ouvir boa música. Hoje as pessoas vão pra se divertir e protagonizar. Hoje em dia o povo chega e comenta: - que coisa chata. Devia ter músicas conhecidas, de repente um sertanejo, um funk, um pagode, um batidão.

Conclusão

O negócio é criar eventos transversais, alternativos, que possam ser construídos à margem da oficialidade, buscando parceiros afinados, criando maneiras alternativas de financiamento, como os crowdfundings por exemplo ( vaquinhas virtuais) e outros processos. Agora, não custa nada prospectar também junto aos poderes. É só você ter alguma resposta pra velha pergunta. Se garantir pelo menos uns votinhos, pode até ser...

MARCOS MARTINO PRODUÇÕES

(031) - 988151041

marcos.martino@gmail.com

http://marcosmartino.wix.com/marcosmartino

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus