Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

23/03/2018 06h24

"Dia da Água" é comemorado com curso no CEAM

Compartilhe

 Técnicos da área ambiental, professores, gestores e membros da sociedade pública e privada participaram na manhã desta quinta-feira, 22 de março – Dia Mundial da Água, de uma palestra de capacitação sob o título:  “Recursos Hídricos e Smart Cities: mapeamento, gestão e possibilidades de uso, ministrada pelo Professor Dr. Bráulio Magalhães Fonseca - UFMG.

O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de João Monlevade em parceria com a ArcelorMittal e Fundep, aconteceu na sede do CEAM (Centro de Educação Ambiental da ArcelorMittal Monlevade).

Durante a abertura do evento, o Gerente Geral da Usina de Monlevade, Marco Antônio de Macedo Bosco, deu as boas vindas aos visitantes chamando a atenção pela leve chuva que caia no momento: “Até São Pedro vem comemorar conosco esse dia”.

Marco Antônio falou também da importância do evento, destacando a tecnologia como aliado nas questões ambientais.

A Secretária Municipal de Meio Ambiente, Fernanda Ávila, responsável pela elaboração do evento foi categórica em dizer que hoje a secretaria a qual representa é puramente técnica: “Quando fomos propor um evento em comemoração ao dia da água já fui logo avisando – nada de ações repetitivas, sem aplicabilidade – queremos inovar e usar a tecnologia a favor do nosso trabalho – que atualmente é técnico”, disse, agradecendo aos convidados por atenderem o chamamento e esclarecendo que, a palestra que seria apresentada teria efetividade nas ações dos presentes.

A palestra abordou o desenvolvimento de planos e estratégias para equacionar a questão da água, que passa pelo mapeamento dos recursos hídricos, o que torna possível a otimização de sua gestão e, consequentemente, o estabelecimento de modos de uso sustentável através da utilização de tecnologias como o sobrevoo e mapeamento de áreas, utilizando-se drones.

A palestra foi dividida em dois momentos, sendo um com a explanação e discussão sobre como as novas tecnologias podem auxiliar no desenvolvimento e práticas de controle e preservação ambiental e, posteriormente, aconteceu uma prática de campo com uma apresentação de equipamentos oferecida pela startup AeroGIS, de Belo Horizonte.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus