Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

20/03/2018 19h57

Especial Água - Acordo de cooperação promove recuperação de nascentes e mananciais de Minas

Governo do Estado, por meio da Copasa, firmou parceria com a Fundação Banco do Brasil para continuidade das ações do programa Pró-Mananciais

Compartilhe

O Governo de Minas Gerais trouxe uma boa notícia para o abastecimento já nos primeiros momentos do 8º Fórum Mundial da Água, em andamento, em Brasília/DF, até a próxima sexta-feira (23/3). No evento, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e a Fundação Banco do Brasil assinaram um acordo de cooperação para promover ações de preservação e recuperação de nascentes e mananciais do estado.

O recurso no valor de R$ 8,5 milhões será investido na continuidade das ações do programa Pró-Mananciais e usado na implementação de tecnologias sociais - como Fossas Sépticas Biodigestoras (sistema de tratamento de resíduos de dejetos de animais) e cisternas para captação de água da chuva - e ações de mobilização social nas comunidades, realização de oficinas e adequação de estradas.

O Programa Pró-Mananciais é responsável por mobilizar as comunidades e parceiros estratégicos locais - reunidos no Coletivo Local de Meio Ambiente (Colmeia) - para proteger e conservar mananciais utilizados pela Copasa para o abastecimento da rede pública.

Entre as diversas atividades desenvolvidas estão o cercamento de nascentes, plantio de mudas nativas em mata ciliar e implantação de bacias de contenção de enxurradas. O Coletivo Local de Meio Ambiente (Colmeia) participa de maneira colaborativa das etapas de diagnóstico, planejamento, construção e acompanhamento do plano de ações na microbacia escolhida.

O Pró-Mananciais teve início em 2017, envolvendo 58 cidades mineiras, com ações de proteção e de recuperação das águas, desde as nascentes até o ponto de captação. Para 2018 a expectativa é de que sejam beneficiados 149 municípios – um crescimento de mais de 50%, com prioridade para os mais impactados pela crise hídrica e que demandam ações emergenciais de conservação das águas.

Assinaram o acordo, nessa segunda-feira (19/3), a diretora-presidente da Copasa, Sinara Meireles, e o presidente da Fundação BB, Asclépius Soares.

 Fórum

A Copasa participa do 8º Fórum Mundial da Água com um estande, espaço no qual são divulgadas informações do Pró Mananciais e também do programa Água Vida, um programa ambiental do Servas e do Governo de Minas Gerais. A delegação da companhia ainda participa das palestras do Fórum Alternativo da Água Mundial (Fama), também em Brasília.

 Água

O esforço em realizar ações para preservar os recursos hídricos está entre as estratégias do Governo do Estado, e também faz parte da trajetória da Fundação Banco do Brasil.

A Fundação BB e parceiros construíram no semiárido brasileiro mais de 100 mil cisternas para consumo básico e criação de alimentos e pequenos animais. Nos últimos cinco anos, o investimento de mais de R$ 340 milhões beneficiou 400 mil famílias na convivência com as condições extremas da seca.

Foto (crédito): FBB/Divulgação/Paula Crepaldi

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus