Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

09/03/2018 08h24

Prússia conquista "Ouro" no Concurso Brasileiro da Cerveja

Maior da América Latina, evento é considerada o Oscar do segmento nacional. Premiação distribuiu 252 medalhas em 148 categorias, na noite desta terça, 6

Compartilhe

Blumenau –A Cervejaria Prússia Bier, com apenas 4 anos de fundação, vem conquistando não só o mercado, mas também títulos e medalhas nos mais variados e exigentes festivais de cerveja.

A cervejaria acaba de conquistar mais uma medalha de ouro no “Oscar” das cervejas.

Desta vez a Prússia Bier ficou em primeiríssimo lugar com a ESB - Extra Special Bitter - Pale Ale.

O evento

O Concurso Brasileiro da Cerveja, considerado o maior festival do gênero da América Latina, realizado em Blumenau, no Vale do Itajaí, Santa Catarina, teve início no dia 3 e vai até o dia 10, sendo que até o dia 6 acontece a competição e após o dia 7 é aberto ao público.

Participam do evento 2.859 rótulos divididos em 148 categorias e durante o concurso as cervejas passaram pela avaliação de 83 jurados do Brasil e do exterior.

Focada na avaliação das bebidas, a competição é considerada a maior do gênero na América Latina e está entre as três principais do mundo. Neste ano, segundo a organização, o número de inscritos foi 40% superior ao do ano passado.

Critérios

Depois de receber as amostras, o trabalho dos jurados começou pela observação. "O primeiro aspecto que a gente avalia é a aparência, para descrever a cor", explicou o mestre cervejeiro Marco Falcone.

Eles avaliaram também aroma, sabor, sensação de boca, corpo, carbonatação e equilíbrio da cerveja.

"O sabor que fica logo que você traga, a percepção na boca, é muito importante. Se essa percepção é redonda, é nobre e harmônica, a cerveja vai convidar você a tomar mais um golinho", comentou o mestre cervejeiro Carlos Ruiz.

Carlos, que representa os fabricantes de lúpulo da Alemanha destacou que as cervejas brasileiras estão se aprimorando e ganhando espaço internacional.

"A maioria das pessoas na Europa não sabem que o Brasil tem um mercado tão vibrante, crescente de cervejarias, que realmente tem que ser levado em níveis competitivos internacionalmente", afirmou Ruiz.

Comemoração

O sócio fundador da Prússia Bier, Fernando Cota, comemorou junto aos colaboradores: "Nós criamos o rótulo, fazemos, vendemos e entregamos a melhor ESB (Extra Special Bitter - Pale Ale) do Brasil".

Já o sócio Railton Vidal desabafou: “Ganhar uma medalha com cerveja de prateleira não é fácil, principalmente quando a maioria dos concorrentes aposta em fazer receitas exclusivas para os concursos”.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus