Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

02/03/2018 17h35

Santa Bárbara intensifica combate à Febre Amarela

Trabalho de bloqueio, conhecido como UBV, visa combater o foco do mosquito Aedes Aegypti e foi realizado em Santa Bárbara em parceria com agentes do Governo Estadual

Compartilhe

A Prefeitura de Santa Bárbara vem realizando um trabalho de bloqueio, chamado de Ultra Baixo Volume (UBV), com o objetivo de combater o foco do mosquito Aedes Aegypti.

 A pulverização em UBV consiste na aplicação de agrotóxico em dosagem baixa, por meio de equipamentos que “quebram as partículas da calda inseticida em minúsculas gotículas, que uma vez em suspensão, poderão atingir letalmente o inseto vetor”. O início do trabalho foi realizado em parceria com agentes do Governo Estadual, da Gerência Regional de Saúde de Sete Lagoas, que capacitaram os profissionais do Município.

A ação envolveu profissionais das unidades básicas de saúde do município, sendo 11 agentes de endemias, sete agentes de endemias para combate a Febre Amarela e oito técnicos de enfermagem para combate a Febre Amarela. Foram realizados trabalhos de bloqueio costal e veicular (pesado).

Nesse primeiro momento o trabalho de bloqueio passou pelos bairros São Francisco, Modelo, Praia, São Bernardo, Cleves de Faria, Vista Alegre, Santa Terezinha, Santa Mônica, Residencial Santo Antônio, Manga Nova, Monte Carlo, São José, São Veríssimo, além das comunidades de Cubas, Santana do Morro, Morro Queimado, Carrapato, do subdistrito de Sumidouro e dos distritos de Brumal e Barra Feliz.

De acordo com a Vigilância Sanitária Municipal, cada localidade receberá o trabalho de bloqueio três vezes, devido ao ciclo de vida do mosquito.

Neste cenário, os cartões de vacina também estão sendo conferidos pelos agentes, sendo que, as pessoas que precisam atualizá-los estão sendo encaminhadas aos postos de saúde. A população também tem sido orientada sobre a doença e as UBS oferecem a dose da vacina de segunda à sexta, de 7h às 17h, além de horários estendidos, em sábados pré-estabelecidos, numa força tarefa para vacinação, mesmo com a cobertura vacinal já sendo de mais de 99%.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus