Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

22/12/2017 09h05

Febre maculosa liga alerta em São Gonçalo

Febre maculosa liga alerta em São Gonçalo

Compartilhe

São Gonçalo do Rio Abaixo - A confirmação de um óbito em São Gonçalo do Rio Abaixo devido a febre maculosa deixou a população em alerta no município. A febre maculosa, também conhecida como febre do carrapato, é transmitida pelo carrapato estrela, é uma infecção causada pela bactéria Rickettsia rickettsii após a picada de um carrapato.

Geralmente, a febre maculosa é mais comum durante os meses de junho a outubro, pois é quando os carrapatos estão mais ativos, sendo necessário estar em contato com o carrapato entre 6 a 10 horas. A febre maculosa tem cura, mas seu tratamento deve ser iniciado com antibióticos após o surgimento dos primeiros sintomas para evitar complicações graves, como inflamação do cérebro, paralisia, insuficiência respiratória ou insuficiência renal, que podem colocar em perigo a vida do paciente.

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo publicou uma nota negando que exista surto da doença no município. “O município tem um caso confirmado com óbito. Houve outra suspeita, cujo exames foram encaminhados ao laboratório de referência do Estado de Minas Gerais (Funed), com resultados negativos. Até o momento, não foram registrados atendimentos de outros casos suspeitos no Pronto Atendimento Municipal”.

A Secretaria de Saúde esclareceu que, desde que tomou conhecimento do caso suspeito, iniciou as investigações para coleta de dados e realizou reunião com a equipe de profissionais médicos e enfermeiros, representantes das secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, com a participação de um veterinário, para orientar e traçar ações futuras de prevenção e controle da doença.

A Vigilância em Saúde do município informa que está em contato com a Vigilância em Saúde do Estado e aguarda material educativo e o carrapicida para controle do vetor. Já estão sendo planejadas campanhas de orientação e prevenção, visando evitar novos casos da doença. 

A Secretaria salienta que os serviços de Saúde estão aptos a prestar atendimento adequado a todos os casos suspeitos.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus