Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

03/11/2017 16h00

Crise hídrica coloca região em alerta

Todas as cidades da bacia do Piracicaba, de alguma forma, vem sofrendo com a redução de vazão dos mananciais

Compartilhe

Apesar da entrada da temporada das chuvas, as cidades da Bacia do Piracicaba permanecem em alerta e, mesmo que a população ainda não tenha atentado para o fato, o risco para o desabastecimento de água é grande.

As poucas chuvas que caíram na última semana foi suficiente apenas para auxiliar no combate aos focos de incêndios florestais.

As cidades que contam com sistema próprio de abastecimento vêm tentando driblar a falta de água e a diminuição do nível de água dos reservatórios, vazão de rios e de mananciais com investimentos diversos no setor.

Em Itabira, o SAE (Serviço de Água e Esgoto) enfrenta grave crise há alguns anos e na tentativa de amenizar o problema a administração está promovendo investimentos de dezenas de milhões de reais buscando novas alternativas.

Catas Altas também busca ampliar e modernizar o sistema de abastecimento já que esse ano foi necessário a racionalização do uso da água fornecida pela prefeitura.

João Monlevade, através do DAE (Departamento de Água e Esgoto), vem mantendo investimentos ao longo dos últimos anos para evitar o desabastecimento e recentemente promoveu uma obra objetivando aumentar a área de captação no rio Santa Bárbara.

Já a Copasa, responsável pelo serviço de água em pelo menos 12 cidades na bacia, informou que mantêm o abastecimento, mas com alguns problemas pontuais e muita atenção para a situação hídrica e esclareceu:

“A Copasa informa que o abastecimento em Alvinópolis, Antônio Dias, Barão de cocais, Bela Vista de Minas, Bom Jesus do Amparo, Coronel Fabriciano, Dionísio, Ipatinga, Rio Piracicaba, Santa Bárbara e São Domingos do Prata, está sendo feito normalmente mas em algumas dessas cidades ocorreram situações especificas que prejudicaram, temporariamente, o fornecimento de água” e pontuou:

Em Barão de Cocais ocorreu o rompimento de uma adutora na captação Castro. A manutenção da tubulação já foi concluída e o abastecimento na cidade já está normalizado.

Na cidade de Bom Jesus do Amparo o aumento do consumo nos finais de semana tem prejudicado o abastecimento. Para garantir o fornecimento de água a toda a população nesse período, a Companhia realiza manobras operacionais no sistema quando necessário.

Em Coronel Fabriciano, em decorrência do forte calor na região, o abastecimento nas partes mais altas do bairro São Domingos foi prejudicado pelo aumento do consumo de água. Para atendimento ao bairro, a empresa tem feito manobras operacionais no sistema.

Em Dionísio, o fornecimento de água está normal apesar da queda da vazão dos córregos Serrinha e Laranjeiras, mananciais responsáveis pelo abastecimento da cidade. Caso não chova nos próximos dias, será necessária a adoção do rodízio na cidade. Se houver essa necessidade, a população será amplamente avisada, antecipadamente, por meio dos veículos de comunicação.

O forte calor na região de Ipatinga, aliado à redução da vazão do sistema produtor, tem causado intermitência no abastecimento das partes altas da região do bairro Bethânia. Para evitar o desabastecimento na região, está sendo necessária a realização de manobras operacionais no sistema.

Em Rio Piracicaba, ocorreu intermitência no abastecimento nas partes altas dos bairros Conjunto Habitacional Padre Levi e COHAB. Nessa região, também foi necessária a realização de manobras para atendimento à população.

Em Santa Bárbara, em decorrência de picos de energia durante o final de semana, o abastecimento ficou prejudicado. A situação na cidade, no entanto, já foi normalizada.

Fonte: Tribuna do Piracicaba - A Voz do Rio

 

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus